domingo, 29 de novembro de 2009

Falsa personalidade


Não é personalidade a procura pelo falso sucesso, para ser admirado, estimado e notado.Tampouco consiste no desenvolvimento tenaz de uma só faculdade, descuidando-se do cultivo de outras, pois isso traz consigo o desiquilibrio da personalidade. Vou dar um exemplo que vejo e convivo com isso e observo: O aluno que é chamado de “intelectual”, que pensa que o único valor existente na vida é o estudo e que, portanto, é a única coisa que merece ser feita, não tem uma verdadeira personalidade, pois é parcial na apreciação e realização de faculdades e qualidades.


Da mesma forma, não tem personalidade aquele que faz alarde de sua força física ou de sua brutalidade. Tampouco a tem o desenfreado sexual, que não sabe dominar seus instintos e paixões. Não se deve confundir a personalidade com o machismo, com a depravação e com a força física.


Não podemos confundir a personalidade com o fanatismo, através do qual a pessoa se isola e se torna cega em suas próprias ideias, não sendo capaz de pensar ou de agir em outros campos. Não deve também ser confundida com a intolerância, pela qual recusa-se a reconhcer o valor das ideias dos outros, como também com o proselitismo que faz com que o indivíduo deseje que os outros, voluntariamente ou não, agirem ao redor de suas próprias ideias.


Existe também o perigo de confundir personalidade com as autoridades que governam o povo. Muitas vezes ao nos referirmos às autoridades, dizemos: “as personalidades”. Mas sobre esse assunto afirmo em dizer que “Nem todas as autoridades são personalidades, e nem todas as personalidades são autoridades”.


Não é o caso também de acreditarmos que a personalidade consista necessariamente no atrevimento de uma pessoa ao agir, pois este só pode ser uma qualidade natural que não foi suficientemente cultivada e colocada em seu lugar.


Finalmente, acrescento que a personalidade não consiste na rebeldia, na competição ou na obstinação. Parece claro que uma coisa é ter personalidade, que é algo positivo, e outra é ser competitivo, ser teimoso, rebelde e obstinado, o que sob todos
os aspectos, é negativo.


Voltarei a postar sobre este assunto, acho muito interessante
compartilhar opiniões.


Participe comigo, comente, opine!!!

2 comentários:

  1. e meu caro a personalidade e uma coisa que muitos tem ou seja as duas faces.tem aquele que na tua frente e um de nas tuas costas e outra,nao sao em todos que devemos confiar pois muitos so querem e nos levar vantagens.eu particularmente procuro me esquivar-me de pessoas que tem dupla personalidade pois de falsidade estamos cheios nossos governantes que encima do palco prometem,prometem e na hora em que eles sentao em tuas cadeiras ai sim todos eles se esquecem de tuas promessas.em certa ocasiao eu fui carregar uma carga para uma cidade no Parana e combinei um frete em x e depois da carreta carregada ele me veio com um montante que nao tinha nada a ver com o combinado.reclamei com ele ele me disse que quem ditava as regras era ele e nao eu pensa em uma confusao ditei minha propia regra descarreguei meu caminhao na presença de uma policia militar.dedusindo este com quem eu combinei o frete ele tinha uma personalidade em que eu quero e distançia dele otimo post meu jovem ati uma boa tarde fique com deusss,,,

    ResponderExcluir
  2. Olá Willian, assunto muito interessante!
    Concordo com você que o conjunto de de atitudes que uma pessoa tenha, não pode ser baseado em falsidade, maldade, mentira, etc... Infelizmente vemos muitas pessoas cultivando este conjunto de comportamento para poderem se dar bem.... o que infelizmente hoje é uma mensagem enviada de quem deveria ser o exemplo máximo....
    Abraço

    ResponderExcluir