terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Uso do computador na educação


Estamos vivendo numa era em que o desenvolvimento de novas tecnologias está revolucionando o modo como vivemos e pensamos. A velocidade com que surgem chega a ser espantosa. Ao comprarmos um computador de ultima geracão, por exemplo, assim que sairmos da loja e folhearmos um novo exemplar de uma revista de informática, constataremos que ja existe um novo modelo de computador, mais avancado, pronto ou sendo fabricado.

As mudancas causadas proporcionam o desenvolvimento de novas tecnologias da informacão e da comunicacão, que acabam oferecendo uma visão sistêmica e interacionista sobre o desenvolvimento da inteligencia.

Os meios de producão tambem estão sendo afetados. O lugar antes ocupado pelas riquezas naturais de um pais, agora esta centrado no capital humano. Com a automacão presente em grande parte da producão e com a grande concorrência devido a globalizacão, um novo perfil de trabalhador e exigido atualmente no mercado. O trabalhador que repete gestos não tem mais lugar, pois uma maquina hoje em dia pode fazer isso. O trabalhador tem que saber criar, improvisar, raciocinar.

Para criar esse novo trabalhador e os novos cidadãos que ter? o que enfrentar, e que já enfrentam, as mudancas dessa "revolucão da informacão", a educacão exerce um papel de grande importancia, pois e por ela que se pode entrar nessa nova era de uma maneira menos traumática. A educacão hoje e vista como um ingrediente de producão tão valioso como, por exemplo, a energia.

Sem energia não ha producão, e sem educacão também não. Com a globalizacão, o mundo ficou pequeno. As tecnologias atuais não oferecem um produto pronto, acabado, elas oferecem (e propõem) o inicio da interatividade. Quem não estiver se atualizando, em constante busca das novidades, vai ficar marginalizado nesta nova sociedade. E necessario pensar, então, em educar para o novo mundo, onde as descobertas digitais definem os limites do saber e do aprender. Dentro do novo paradigma que esta sendo proposto, so opta, participa e trabalha quem tem informacões, ou acesso a elas.

Gilda Pelegrino

Comente aqui ou no diHitt sobre o post.

6 comentários:

  1. CONCORDO COM VC WILLIAN, NÃO HA MAIS ESPAÇO, PARA MESQUINHARIA E SUPERESTIMAÇÃO.
    O MUNDO EVOLUI DIARIAMENTE, E DENTRO DO CONTEXTO COMERCIAL, QUEM NÃO EVOLUI, É ATROPELADO OU APOSENTADO.
    NOS DIAS DE HOJE UM PROJETO, SEJA SOCIAL OU COMERCIAL, TEM QUE SER ÓTIMO, OU SERÁ RAPIDAMENTE ABORTADO.
    ASSIM SERÁ O HOMEM DO FUTURO... UM PROJETO QUE SERÁ ANALIZADO, E SE NÃO APROVADO ,SERÁ"ABORTADO"
    MAIS AS OPORTUNIDADES, ESTÃO AÍ... VÁRIOS CURSOS TÉCNICOS E FACULDADES, ATÉ MESMO PARA OS MENOS ABONADOS.
    É NESCESSÁRIO EMPENHO MÁXIMO NO INTUITO DE SE AUTO DESENVOLVER, SOCIALMENTE , MORALMENTE E CULTURALMENTE.
    QUEM NÃO TIVER O PENSAMENTO DE ESTUDAR E DESENVOLVER VÁRIAS HABILIDADES, TANTO COMERCIAIS QUANTO INTELECTUAIS, JÁ SAI PERDENDO!
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!

    ResponderExcluir
  2. O mundo caminha, não necessariamente para frente. Tudo se modifica constantemente, tudo muda, quer queiramos ou não.Basta que tenhamos valores fortes, claros e sigamos esse curso "evolutivo"!
    A educação para o mundo de hoje é fundamental! Não adianta ensinarmos latim nas escolas, adianta? Serve para alguma coisa hoje? Por mais que achemos interessante, não dá! Simplesmente a vida exige outros conhecimentos!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Ola sou parceiro aki mais gostaria q trocasse meu banner. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. oi amigo, concordo com você...é exatamente tudo isso...
    abs

    ResponderExcluir
  5. William

    O computador associado associado às diversas ferramentas da área da informação, se bem utilizado, tem importância fundamental para uma educação de desenvolvimento do senso crítico e da área tecnológica.

    Um abraço.

    Nelson (ProfessorNelsonMS)

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo William, ótimo post. A tecnologia hoje em dia está cada vez mais avançada, se não acompanharmos ficaremos para tráz, e com isso outros passarão na nossa frente, temos que sempre estar atualizados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir