terça-feira, 10 de junho de 2014

Uma boa noite de sono faz bem para o cérebro e ajuda no aprendizado



Cientistas de Nova Iorque, pela primeira vez, mostram evidências claras de que o sono fortalece o aprendizado. Vários testes já mostraram que dormir bem    estimula a memória, porém, só agora foi possível evidenciar como o sono fortalece as conexões nervosas do cérebro.

Estudos também mostraram que a falta de manter os olhos fechados permite certas proteínas    a se acumularem nos olhos, aumentando o risco da pessoa a desenvolver Alzheimer.

Através de microscópios, cientistas observaram o cérebro de ratos para ver o que acontece quando dormem, e quando são    privados do sono. Eles descobriram a formação de novas espinhas dendríticas (pequenas estruturas    que se projetam das células    nervosas, ajudando a passar sinais elétricos de um neurônio a outro), apenas nos ratos que dormiram.


"Nós já sabíamos que o sono possui um papel importante no aprendizado e na memória. Se você    não dormir bem, você não aprenderá bem", disse o professor Wen-Biao Gan, da Universidade    de Nova Iorque.

"Aqui nós mostramos como o sono ajuda o neurônio a formar conexões específicas nos ramos dos dendritos, o que pode facilitar a memória a longo prazo".

"Nós também mostramos como diferentes tipos de aprendizados formam sinapses em diferentes ramos do mesmo neurônio, sugerindo que 'aprender' causa mudanças de estruturas específicas no cérebro", completou Wen-Biao.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Olá Willian,
    De 1 anoa e meio pra cá eu ando péssimo para dormir e não quero procurar um médico porque não quero me viciar em remédios controlados para poder dormir.

    ResponderExcluir