segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O café faz bem ao coração



O Brasil, é o segundo País do mundo onde mais se consome café, esta bebida possui uma grande variedade em sua forma de preparo. Se consumido moderadamente ele pode ser um aliado à saúde do coração. O café têm cerca de mil substâncias, tendo como elemento mais estudado a cafeína, responsável pelas propriedades estimulantes que deram popularidade à bebida. No entanto, apenas de 1% a 2,5% de sua composição é de cafeína, existem além dela várias outras tão boas quanto para o organismo humano.

Entre as propriedades do café que trazem benefício à saúde do coração estão: os ácidos clorogênicos (7% -10 %) são polifenóis com ação antioxidante que podem prevenir o surgimento da diabetes tipo 2, e impedem ou diminuem a ação dos radicais livres evitando a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim). Os quinídeos protegem contra os efeitos da cafeína nas células nervosas, melhorando a microcirculação e ajudando a prevenir a depressão e suas consequências, como o consumo de drogas.

A maioria das pessoas que ingeram café diariamente ignora  as substâncias presentes na bebida e pensam que o café contém apenas ou principalmente a cafeína. A humanidade escolheu esta  bebida matinal para consumo para se manter desperta, ativa e de bom humor durante o dia: a cafeína estimula a vigília, a atenção, a concentração e os ácidos clorogênicos modulam o estado de humor, impedindo a depressão que leva ao consumo de drogas legais, como o álcool ou ilegais, como cocaína, maconha e outras. 

Após a 6° década de vida, as mulheres tem mais riscos de terem doenças cardiovasculares. Na 5° década essa porcentagem se equipara. O que acontece é que os homens começam a apresentar problemas cardiovasculares mais precocemente, os hormônios femininos que regulam a menstruação são protetores do ponto de vista cardiovascular, diminuindo o risco de infarto e derrame, então enquanto a mulher está na fase fértil, ou seja, até a menopausa, o risco de ela ter eventos cardiovasculares, como infarto é bem menor que o dos homens, porém após entrar na menopausa, no ano seguinte os riscos já começam aumentar e em torno de 10 anos após a menopausa. 


O índice homem e mulher praticamente se equipara, e a partir daí a tendência das mulheres é ter mais eventos, então as mulheres tem mais eventos com a idade e um outro detalhe, a expectativa de vida das mulheres, é em torno de nove anos a mais que os homens, as mulheres vivem em média quase  uma década a mais, então por isso os homens tem problemas mais precoce, morrem antes, então acaba sobrando mais mulheres para ter esses problemas depois, esse desequilíbrio acaba trazendo esses números que, hoje, tem sido a maior constante até pelo envelhecimento da população como um todo, até alguns anos atrás a expectativa de vida era de 50, 60 anos, hoje já estamos beirando os 80, e as mulheres vivendo nove anos a mais que os homens.

O médico cardiologista Alberto Las Casas, conta que estudou na escola paulista em 2004/2005, onde participou de um estudo em que  observaram as pessoas que consumiam o café com uma regularidade maior utilizando o filtro de papel, tinham um beneficio maior até de diminuir o colesterol, do que as pessoas que consumiam  o café com filtro de pano. “Elas tinham que tomar café duas ou três vezes por dia, para o teste eram feitos três exames de colesterol, no início meio e fim do dia.

 Então o uso do filtro do café, tinha a questão dos flavonóides que diminuía os riscos de colesterol e riscos cardíacos futuros, então concluímos que o café, em pequenas doses, não tem problema, isso a gente tem certeza e alguns autores desse estudo, afirmaram o beneficio do uso diário da bebida. “

Sintomas
Este é um ponto importante, porque na maioria das vezes, quando os sintomas acontecem, a doença já está avançada. Então é preciso chegar antes. A medida que os anos vão passando o organismo humano como um todo vai se desgastando, envelhecendo,  aumentando os riscos de complicações. Nos homens a partir dos 40 anos, e nas mulheres a partir da menopausa, que vai variar de mulher para mulher, em torno dos 45, 50 anos na maioria das vezes.

O infarto por exemplo, acontece com a interrupção da artéria do coração é quando o músculo deixa de receber sangue. Esse entupimento as vezes acontece de uma hora para outra, com a formação de um coágulo em cima de uma placa de colesterol, mas essa placa de colesterol, o crescimento dela é lento e progressivo, começa desde os 15 anos  de idade, e vai crescendo de forma lenta até causar problemas com 40, 50 anos, dependendo de cada caso.

Então se esperar ter sintomas, já esta chegando atrasado, o ideal  e tão importante quanto as consultas e a rotina, é atividade física e a alimentação, hábitos de vida, isso é o mais importante. De uma forma geral temos perdido com essa modernidade. Antigamente andava-se muito mais a pé, fazia mais atividades físicas no dia-a-dia,o trabalho braçal era  muito maior, então gastavasse mais energia, hoje cada vez menos se faz atividade física, mais tempo sentado no computador, então são pequenas coisas que ao longo do dia, dos meses, dos anos, vão fazendo falta para o organismo.

O risco vai diminuindo, para quem pratica atividade física, nem sempre consegue evitar que a pessoa tenha problemas.


Benefícios do café
Tem uma forma arábica de preparo que não filtra o café, aquela forma de preparação existe uma tendência de aumentar o valor do colesterol, porque o café tem gorduras nos seus grãos, uma vez que o café é preparado, filtrado ou coado, essas gorduras ficam no coador, então o café não interfere no perfil do colesterol, não há aumento de colesterol com o consumo de café. 

Por outro lado, o café possui substâncias que ajudam a proteger o coração, são os polifenois, que são um grupo de substâncias que agem diminuindo a oxidação do colesterol ruim, é o que leva a formação de placas do colesterol, e essas substâncias tendem a diminuir o risco de placas de colesterol, não é uma diminuição significativa, mas tem uma melhora, e o mais importante, não piora. Além disso outros beneficios do café:  não influencia na pressão, e no colesterol também não, resistência à insulina, pessoa que tem pré-disposição a diabetes, o consumo do café em alguns estudos já demonstraram que diminui a glicemia do paciente, que consome o café sem açúcar, apenas com adoçante, o café tende a reduzir esse pre-diabete.

Um estudo mostrou também redução de cerca de 1,5% de peso e da circunferência abdominal, a cafeína é um estimulante, e na medida que estimula, no caso fica mais acelerado e consome mais energia, se consome mais energia junta menos gorduras, se tem uma alimentação correta, e faz exercícios físicos, a tendência é o café ajudar na perda de peso, por isso chá verde é muito utilizado para emagrecer, ele possui muita cafeína, e os chás de uma forma geral, tem basicamente o mesmo benefício do café, mas o chá tem flavanóides, e por isso tem um benefício maior nessa questão.

 A própria cafeína não traz prejuízos,nós tinhamos muito medo que o café aumentasse a pressão ou causasse arritimia, a medida que a pessoa usa o café com regularidade ele se habitua e isso desaparece. O café tende a ajudar quem tem asma, ele ajuda a dilatar os broncos e diminui as crises de bronco espasmos. 

A cafeína é uma medio xantina, é do grupo da amnofilina, que é uma das principais medicações que usamos para tratar do bronco espasmos. Basicamente são os polifenois, o principal polifenol é o ácido clorogênico.


Entrevista - Dr. Alberto Las Casas Júnior:
 Em entrevista, o cardiologista Alberto Las Casas Júnior explica que, recentemente, mais estudos a favor do café estão sendo lançados, o uso moderado faz bem e é seguro, não aumenta riscos de complicações,como a pressão alta. Alguns pacientes podem ter uma sensibilidade maior a cafeína, podendo causar taquicardia, coração disparar ou perder o sono. Esse grupo de pessoas deve tomar quantidades menores de café, mas é pela sensibilidade individual, de uma forma geral ,não tem problema cinco xícaras ao dia. 

 –  Na sua opinião o café protege contra essas doenças cardíacas? Ou é apenas mito?
Dr. Alberto: “É um tanto controverso isso, até alguns anos atrás o café era considerado um vilão. Com incidência de arritimia , de mal-estar, um estimulante para o organismo tendendo acelerar o coração, podendo acelerar a pressão também, porém recentemente foram publicados alguns estudos, principalmente na Inglaterra, onde o uso regular do café, em torno de três xícaras , trazia benefício, diminuía inclusive a arritimia que era uma grande preocupação nossa. Então atualmente meu ponto de vista sobre o café é que deve ser utilizado com cautela. Duas, três xícaras ao dia, não vejo problema, não vai trazer risco para o paciente, porém o uso excessivo da cafeína e também associado com outras substâncias que também contém a cafeína como chá verde, refrigerantes como a coca-cola, são situações que podem aumentar os efeitos colaterais do café, e também os energéticos, que são os campeões da cafeína, contém muita cafeína. Então essa associação deve ser evitada a todo custo.”

 - Quais são os exames importantes para identificar as doenças cardiovasculares?
Dr. Alberto : “Os principais são o colesterol, e suas frações (colesterol bom e ruim), porque o colesterol sozinho não quer dizer muita coisa, e também os trigliceres, a glicose que é o do diabetes , que aumenta muito os riscos em geral, esses são os principais do ponto de vista cardíaco de uma forma geral, cada pessoa tem alguns exames que a gente deve pedir a mais, principalmente  dos exames de  sangue, como a função do rim, pra quem tem pressão alta, função da tireóide nas mulheres, as mulheres tem uma taxa de hipotireoidismo, que funciona menos, maior do que os homens, além disso temos alguns marcadouros que  proteína C reativa, mais aí em situações mais específicas, com a pessoa que já tem pressão alta ou diabetes, então varia muito de individuo para indivíduo, de pessoa para pessoa. É recomendável, um teste ergométrico, abaixo dos 40 anos, a cada dois anos, após os 40 anos, o ideal é uma vez por ano.”

 - Quais são os alimentos que mais prejudicam a saúde do coração?
Dr. Alberto: “O que mais aumentam os riscos de doenças cardiovasculates, são principalmente as gorduras, a alimentação incorreta com gorduras, frituras e os excesso de doce, refrigerantes, açúcar, o excesso é sempre prejudicial, a carne vermelha de uma forma geral também tem muita gordura, mesmo os cortes mais magros, no caso da picanha por exemplo, que tiramos aquela camada de gordura, mas no músculo dela tem mais colesterol do que uma carne branca, de peixe ou ave. No caso da ave, a pele tem muito colesterol, então deve ser evitada, uma outra coisa que a gente esquece muito, os miúdos, o coraçãozinho, fígado são alimentos que também têm muito colesterol, e isso aumenta os riscos futuros, esses riscos não são porque comeu, hoje, que vai ter problema, amanhã, o risco é pelo o hábito disso, toda semana, duas ou três vezes por semana ter uma alimentação dessa, ai ao longo de vários anos vai aumentando os riscos. O cafestol e kaweol são as substâncias que contém gorduras nos grãos de café.”

 - Quais são as principais preocupações femininas em relação as doenças cardiovasculares?
Dr. Alberto : “De uma forma geral, as mulheres se cuidam mais que os homens, têm uma preocupação maior, os homens são mais difíceis, as mulheres têm que ficar no pé. O cardiologista às vezes elas demoram mais, mas ela já tem uma rotina, como o ginecologista por exemplo, muitas vezes é uma coisa regular, e os homens não vão em nenhum.”

 - Qual a doença do coração responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres?
Dr. Alberto : ”De uma forma geral, infarto e derrame, são responsáveis pelo maior número de mortes, elas ficam oscilando entre 1° e 2° lugares na causa de mortes no mundo ocidental de uma forma geral.”


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário