terça-feira, 21 de maio de 2013

A coisa está preta


Dentre tantas coisas que a gente aprende em cursos está que peremptoriamente um palestrante deve evitar a todo o custo falar a palavra “coisa”.
Se ele fala coisa o tempo todo pode ser que ele não entenda da coisa, ou que talvez queira dizer uma coisa e seu público entenda outra.
 Para o exigente público, essa espécie de vício em repetir palavras vira comentários jocosos. Recentemente no intervalo de umas palestras meus colegas não falavam em outra coisa.
Vejam que coisa estranha, segundo o Gênesis, Deus criou todas as coisas de um nada qualquer, para só depois criar o homem. Geneticamente falando, tudo o que não era gente, era coisa.
Até que em 1963 Vinícius de Morais decidiu elevar também o ser humano à condição de coisa: “olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...”.
No entanto, coisa é uma expressão muito vaga e que pode dizer muito ou pouca coisa. Por exemplo, uma conhecida foi a um motel como o novo namorado e relatou que quando viu o tamanho da coisa, sentiu uma coisa que não sabe explicar, se é que você me entende. Disse, também que, pelo fato de o namorado ser baixinho, esperava uma coisa e constatou outra.
Soube, com tristeza imensa que, quando eu levei o pé na bunda da minha primeira namorada, ela se referia a mim como “coiso”.
A coisificação das ideias pode transparecer rasgados elogios ou críticas veladas. Outro exemplo sobre o estado das coisas: há críticas severas sobre o que está acontecendo no nosso país na área da saúde pública.
As três esferas – municipal, estadual e federal – enfrentam severos desafios e todos reconhecem que a coisa está preta. Dizem que a coisa não funciona e que depois que colocaram aquela coisa no comando a saúde virou caso ou coisa de polícia.
Alguns mandatários ao receberem os relatórios dos problemas a serem resolvidos teriam comentado: coisa de louco. Os que defendem as atuais políticas de saúde pública recebem desconfiança da população como o seguinte comentário: aí, tem coisa. Há, decididamente, muita coisa a ser feita.
 O pessoal que deixou o poder fala reservadamente que da atual gestão não dá para esperar muita coisa. Por outro lado, os administradores eleitos teriam comentado que a melhor coisa que os perdedores podem fazer é ficar quieto porque a tal aliança política comprovadamente foi coisa que não deu certo e que esse tipo de comentário é coisa de fofoqueiro mais interessado em ver a coisa pegar fogo.
 O maior cuidado em política é não misturar coisas privadas com coisas públicas porque se sabe que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e que quando se mistura uma coisa com outra coisa, não dá nem uma coisa e nem outra. De todas essas coisas da crônica, pois eu não tinha outra coisa para escrever, gostaria de lembrar aos administradores os três principais conceitos de uma gestão corporativa: entender como a coisa funciona, fazer a coisa certa e falar coisa com coisa.

Esse artigo foi parcialmente plagiado de uma coluna publicada na revista Você SA de 2003, de autoria do extraordinário Max Gehringer.
Entendeu? que coisa não? Comente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário