quarta-feira, 10 de novembro de 2021

6 curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola, você nunca pensou

Uma lata de coca-cola foi aberta no espaço?

Descubra aqui a resposta para esta e outras coisas interessantes sobre o refrigerante mais popular do mundo.

História foi feita em maio de 1886, quando o Dr. John Smith Pemberton, um farmacêutico, adicionou um xarope especialmente formulado à água gaseificada para preparar o primeiro copo de Coca-Cola. 

Hoje, a Coca-Cola é o refrigerante mais popular do mundo. Mas você sabia que existem tantos fatos interessantes sobre a Coca-Cola que provavelmente você não sabia.  

Então, aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre a Coca-Cola que você pode usar para impressionar seus amigos.

1) Já se perguntou por que é chamada de Coca-Cola

 Depois do termo em inglês “OK”, o termo “Coca Cola” é o termo mais amplamente conhecido em todo o mundo.  

O nome foi derivado dos dois ingredientes principais usados ​​na bebida original formulada pelo Dr. Pemberton: a folha de coca e a noz de cola.  

Hoje, a folha de coca foi substituída por cafeína, mas o nome icônico ainda permanece.

2) A Coca-Cola foi originalmente comercializada como um estimulante cerebral

No início, o Dr. Pemberton comercializou sua formulação original da Coca-Cola como um tônico não alcoólico para a saúde, que supostamente trazia benefícios mentais para os usuários.  

Em anúncios anteriores, Pemberton descreveu a Coca-Cola como um importante tônico para o cérebro – graças às propriedades das nozes de cola – que ajudaria a curar todas as aflições nervosas e era extremamente seguro para beber, já que não era alcoólico. 

Hoje, pode não oferecer todos os benefícios que antes supostamente promovia, mas ainda continua sendo o refrigerante mais popular do mundo.

3) O primeiro refrigerante do espaço

Em meados da década de 1980, a empresa Coca-Cola apresentou um plano ambicioso para oferecer aos astronautas da NASA a chance de beber seu refrigerante favorito enquanto estavam em um ônibus espacial orbitando a Terra.  

Nada parecido com isso nunca havia sido tentado antes, e os cientistas sabiam que as latas de refrigerante tradicionais simplesmente não funcionariam no espaço.  

The Coca-Cola Company gastou muito dinheiro e tempo para desenvolver “Latas espaciais Coca-Cola” especiais com uma estrutura modificado e mecanismo de abertura que manteria a bebida gaseificada dentro da lata, mesmo na microgravidade do espaço.  

Em seguida, a Coca-Cola abordou a NASA para testar os Space Cans a bordo de um de seus ônibus espaciais.  

Quando a Pepsi descobriu o que seus concorrentes estavam planejando, eles rapidamente projetaram seu próprio dispenser de refrigerante e pediram à NASA para levar suas latas a bordo do ônibus espacial.  

Finalmente, em julho de 1985, os astronautas do ônibus espacial Challenger da NASA transportaram latas espaciais especialmente projetadas da Coca-Cola e da Pepsi para o espaço, que os astronautas experimentaram.  

Como foi originalmente ideia da Coca-Cola, os astronautas primeiro testaram e provaram a Coca-Cola Space Can, dando-lhe a distinção de ser a primeira bebida com gás a ser consumida no espaço sideral. 

A Pepsi teve sua vez 8 horas depois, quando os mesmos astronautas experimentaram a bebida Pepsi.

4) Quem desenhou a icônica garrafa de Coca?

A icônica Garrafa de Coca-Cola, também conhecida como Garrafa Contour, é um dos formatos mais distintos do mundo e pode ser diferenciada de outras garrafas de bebidas, puramente pelo toque, mesmo no escuro.  

Em 1915, a Coca-Cola lançou um concurso, pedindo aos designers que criassem uma garrafa exclusiva para eles, e a garrafa Contour foi criada pelo designer de garrafas Earl Dean, que trabalhava com a Root Glass Company, em Indiana. 

Inicialmente, o projeto deveria ser baseado na folha de cacau ou na noz de cola, os dois ingredientes principais da bebida original.  

Mas, como ninguém sabia como eram esses ingredientes, Dean se inspirou na vagem do cacau – que é diferente da folha do cacau e nunca foi usada como ingrediente na Coca-Cola – e projetou a garrafa única que todos conhecemos hoje.

5) Quanta água é necessária para fazer a Coca-Cola?

De acordo com algumas estimativas, as fábricas da Coca-Cola consomem quase 300 bilhões de litros de água por ano.  

Essa enorme quantidade de água é utilizada principalmente como ingrediente em suas diferentes bebidas, bem como enlatamento, engarrafamento, esterilização e transporte dos produtos da Coca-Cola em todo o mundo.  

Em média, leva aproximadamente entre 1,5 litros a 3 litros de água para fazer 1 litro de Coca-Cola. 

A  Coca-Cola Company obtém sua água de fábricas de extração de água localizadas em todo o mundo, incluindo Rússia, Índia, Colômbia e El Salvador.

6) A conexão entre a Coca-Cola e o Papai Noel

Antes da década de 1930, o Papai Noel favorito de todos era retratado em vários ternos de cores diferentes, incluindo azul, verde e às vezes até vermelho. 

No entanto, de acordo com a lenda (e o site da Coca-Cola), em 1931, a Coca-Cola contratou o artista Haddon Sundblum para criar uma nova gama de anúncios para o refrigerante. 

Sundblum foi inspirado no poema de 1822 “A Visit from St. Nicholas”, de Clement Clark Moore, e descreveu o Papai Noel como um tipo de avô rechonchudo e sorridente, com bochechas rosadas, barba branca e casaco vermelho, imagem que todos associamos  com o Papai Noel hoje. 

Com o passar dos anos, essa imagem do Papai Noel tornou-se tão aceita em todo o mundo que nunca poderemos imaginá-lo como de outra forma.

Se você gostou do artigo, confira aqui mais curiosidades interessantes.

via: Practically

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário