O novo projeto de
avião-robô de passageiros já está na fase de testes de voo
O avião-robô
para transporte de passageiros Volocopter VC200O está em fase de testes de voo
(Foto: Volocopter/Divulgação)
Pilotar um
helicóptero é difícil, sobretudo quando está pairando no ar por causa da
instabilidade do aparelho. Com a mão esquerda o piloto levanta e abaixa a
alavanca do coletivo (para subir ou descer), e com a mão direita move o manche
cíclico, que controla os movimentos para frente, para trás e os laterais, além
dos pés para manejar os pedais que abaixam o nariz.
Em
comparação, pilotar um avião-robô é muito fácil. Alguns podem ser pilotados por
pessoas com pouca ou nenhuma experiência, com o uso apenas de um aplicativo do
smartphone. Então, é uma questão de tempo até que as empresas comecem a
fabricar aviões-robô com capacidade para transportar passageiros.
O avião-robô
para transporte de passageiros Volocopter VC200O está em fase de testes de voo.
Com 18 rotores separados parece deselegante, mas segundo seu fabricante, a
empresa alemã E-volo, com sede em Karlsruhe, Alemanha, o avião-robô é mais
estável do que um helicóptero convencional.
A ideia por
trás do Volocopter e de “multicópteros” semelhantes, como são chamadas essas
estranhas máquinas voadoras, é que, assim como os aviões-robô, eles são
equipados com sensores, giroscópios, acelerômetros e magnetômetros, que
associados ao sistema de computador de bordo, mantêm uma autonomia de voo sem
quase intervenção dos tripulantes.
O piloto ou o operador do voo só dá os
comandos básicos, e os equipamentos controlam as manobras, mantêm o equilíbrio
em imobilidade no ar e recuperam automaticamente a posição em casos de mudanças
climáticas, como súbitas rajadas de vento.
O próximo
passo é convencer as autoridades da Administração Federal de Aviação (FAA), o
órgão governamental dos EUA responsável pelos regulamentos da aviação civil no
país que, em razão dos equipamentos sofisticados, esses aviões-robô podem ser
pilotados com segurança por pessoas com pouca experiência.
É um
processo longo de persuasão, mas é viável. Essas autoridades já desenvolveram
programas especiais de treinamento com empresas e pessoas envolvidas em
projetos inovadores de aparelhos, como asas-deltas motorizadas e ultraleves.
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