sábado, 21 de novembro de 2015

Brasileiros desconhecem a quantidade de calorias nas bebidas




Uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope Inteligência revelou que os brasileiros desconhecem o valor calórico ou têm percepção equivocada a respeito de bebidas bastante populares no país, como a cerveja, a água de coco, o vinho e o suco de laranja. O instituto foi às ruas e fez a seguinte pergunta: Quantas calorias tem em 100 mililitros das bebidas? No total, 1.983 pessoas responderam ao levantamento, realizado em todo o território nacional. Em média, apenas um em cada dez brasileiros acertou a faixa de calorias contidas no valor indicado.
Sobre a cerveja (44 kcal), por exemplo, 18% acertaram a faixa de calorias e 62% (maioria) acham que a bebida tem mais do que 44 kcal.
Do suco de laranja (47 kcal), 20% acertaram a faixa de calorias e 46% acham que a bebida tem menos do que 47 kcal.
Do vinho (62 kcal), 22% acertaram a faixa de calorias e 46% acham que a bebida tem menos do que 62 kcal. Já da água de coco (22 kcal), 26% acertaram a faixa de calorias e 43% acham que a bebida tem mais do que 22 kcal.
Para a presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, a nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, o resultado é expressivo, pois pode levar ao consumo equivocado, como consequência de uma percepção equivocada a respeito de bebidas típicas da dieta brasileira. Com calorias semelhantes, o suco de laranja e a cerveja são bons exemplos.
As pessoas subestimam o suco, tendem a achar que por ser uma fruta tem menos calorias e acabam consumindo a bebida muitas vezes de maneira indiscriminada. Com a cerveja acontece o contrário: ela apresenta baixa caloria e se consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta balanceada, explica Andrea.
A nutricionista lembra que é preciso conhecer os valores calóricos e a qualidade nutricional de tudo o que se ingere, tanto bebidas quanto alimentos.
 Uma boa dica é conferir as embalagens dos produtos, que trazem a tabela nutricional. Assim, é possível ter uma ideia do que se está ingerindo, tanto em termos de calorias quanto de nutrientes.

Comente este artigo
























Nenhum comentário:

Postar um comentário