segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como a ditadura do sucesso pode acabar com a sua felicidade


Muitas vezes o conceito de sucesso nos é imposto e passamos a perseguir objetivos e sonhos que não estão alinhados com nossos próprios valores e desejos. Assim, surgem pessoas reconhecidas por seu sucesso em determinada área e ao mesmo tempo completamente infelizes.
Muitas pessoas que chegam no topo, na verdade, estão infelizes
Num mundo onde a grama do vizinho está cada vez mais verde, com tantos filtros e ajustes, fotografada pelo melhor ângulo e compartilhada à exaustão, você ainda sabe mesmo o que é sucesso para você?

Para alguns, sucesso é ser o melhor da sua turma, passar no vestibular daquela universidade ultra conceituada, se formar, fazer aquela especialização, um MBA, aquele mestrado, por que não um doutorado? Um emprego dos sonhos ou abrir o seu negócio e ficar milionário, comprar um carrão, casar com aquela mulher estilo capa de revista ou com o bonitão parecido com algum astro de cinema, ter filhos lindos, saudáveis e inteligentes e morar naquela casa de editorial de revista de design, com uma academia particular pois, afinal, você não quer perder a forma... 

E, o melhor de tudo isso, postar as fotos de todas essas conquistas para ser, ao mesmo tempo, aplaudido e invejado por amigos, familiares e inimigos...

Para outros, que sequer chegam a conceber que também estão em busca de sucesso, a realização é ser espiritualizado, fazer aquela mais nova terapia holística quântica transcendental, ser desapegado do dinheiro, ser muito caridoso, uma referência na igreja ou um expert em meditação, romper com tudo aquilo que você acredita ser um padrão da sociedade imposto pelo capitalismo, pelos seus pais, ou sei lá por quem. 

Você não cai nessa armadilha! Você é mais esperto, afinal, depois de tantas horas em transe, é praticamente um iluminado! E o melhor de tudo isso, ser reconhecido por sua humildade e por seu desprendimento, ser admirado e considerado alguém que já transcendeu as ambições comuns...

E assim, nos acostumamos com definições de sucesso e realização vindas de fora, vindas dos outros, vindas de padrões ilusórios, através de fórmulas mágicas: "Faça como eu fiz, seja como eu sou e você terá o meu sucesso!"

E assim, se formam réplicas e mais réplicas de pessoas em todos os estilos: funcionários públicos de alto escalão - prodígios dos concursos; empresários e mais empresários - na onda do empreendedorismo, na contramão da estabilidade, inovadores e destemidos enfrentando desafios; masters terapeutas das terapias mais inusitadas - transcendentais e iluminados valorizando o imaterial, propagando o desapego ao dinheiro e resistência à servidão ao estado e às corporações e, não vamos nos esquecer dos enviados por Deus, representantes legítimos Dele, assim autodeclarados, ou do chefe da boca, rei do tráfico, "O Cara" que também garante sua cota de sucesso dentro da comunidade...

No fim das contas, cada um perseguindo e propagandeando o que é o sucesso dentro de seu unverso.

E então, chegamos ao ponto! Quem é capaz de definir corretamente o que é o sucesso? Existe realmente uma fórmula para alcançá-lo? 

Só você é capaz de definir o que significa o sucesso em sua vida! Não há fórmulas ou padrões de sucesso que tenham validade para todas as pessoas. A única pessoa capaz de estabelecer o que realmente importa, o que realmente tem valor e o que realmente é sucesso em sua vida, é você! E apenas essa escolha consciente será capaz de lhe trazer felicidade!

Em nada adianta você seguir uma fórmula ou tentar obter o que outra pessoa estabeleceu como sucesso para ela, se isso não fizer sentido para você.

De nada adianta, passar em um concurso se você quer empreender, ou empreender se você quer ser terapeuta, ou ser terapeuta se você quer passar em um concurso... Não importa o que digam, isso nunca trará felicidade para a sua vida. 

A única maneira de ter sucesso e ser feliz é saber exatamente qual o significado de sucesso para você!!!

Então, o que é sucesso para você?

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário