sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sobrepeso na idade infantil pode criar geração de adultos obesos


Cerca de um terço das crianças e adolescentes nos Estados Unidos estão com sobrepeso ou obesos. E no Brasil, dados do IBGE apontam que uma em cada três crianças pesa mais do que deveria, após avaliar a relação entre o peso e altura, o índice de massa corporal (IMC). Esta medida padrão é usada para detectar sobrepeso e obesidade em crianças acima de dois anos de idade.
O que tem levado meninos e meninas a ganhar peso cada vez mais cedo? Muitas são as combinações, diz o endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, Renato Zilli. "Pais obesos podem aumentar em até 15 vezes o risco de obesidade dos filhos", lembra. Mas não se trata apenas de genética. A doença é mais prevalente entre as populações de baixa renda. Além disso, vale lembrar que nossas crianças têm sido submetidas a uma dieta nada saudável. Muitos produtos industrializados, fast food e refrigerantes, aliados a um estilo de vida sedentário.
E o quadro pode persistir na idade adulta. Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que crianças que estavam acima do peso por volta dos cinco anos eram quatro vezes mais propensas a se tornarem obesos em comparação com crianças com peso normal. Então, qual é a solução para reverter esse quadro preocupante? A receita, segundo Zilli, é melhorar a atividade física, a educação nutricional e a qualidade da comida servida. Mas estamos distantes disso. Há, segundo cita o médico, uma série de questões que precisamos ficar atentos para não engordar nossas futuras gerações. 
Vejamos alguns:
Mais sal, mais açúcar - Estudos descobriram que a ingestão de sal na dieta está associada com aumento da ingestão de bebidas açucaradas. Os autores especulam que, se a relação é causal, é possível que as estratégias de redução de sal podem ajudar a reduzir a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar.
Televisão - A quantidade de tempo gasto em assistir televisão ou a presença de uma televisão no quarto de uma criança estão diretamente relacionados com a prevalência da obesidade em crianças e adolescentes. Isso sem contar com a submissão massiva aos comerciais de fast foods e alimentos nada saudáveis.

Jogos de vídeo - O uso de jogos eletrônicos também tem sido associado à obesidade durante a infância.

Sono - Evidências apontam que há uma associação entre a duração do sono encurtado e obesidade. Dormir tarde realmente faz mal à saúde.

Medicamentos - Um número de drogas pode causar ganho de peso, incluindo certas drogas psicoativas.
Segundo o médico, a avaliação médica possibilita que haja uma intervenção precoce nos casos de sobrepeso entre crianças. E para que haja sucesso será preciso estabelecer mudanças comportamentais que começam dentro de casa. "O ideal é estabelecer metas para desenvolver comportamentos saudáveis em vez de metas de peso, e buscar mudanças a longo prazo", diagnostica Zilli.
Dentre os hábitos que precisam ser revistos ele cita "a frequência de comer fast food, ingestão de bebidas calóricas, frequência e tamanho da porção de alimentos com alta densidade energética (tais como cookies e outros bens cozidos, batatas fritas, ou gelado), o número de refeições por dia, hábitos de compra da família, entre outros".

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário