terça-feira, 8 de dezembro de 2015

7 bilhões de celulares no mundo

Mesmo assim mais da metade das pessoas no globo ainda não possui acesso a internet


Em 2015 o mundo ultrapassou a incrível marca de 7 bilhões de aparelhos celulares. Segundo a ONU, em 2000, o número de aparelhos celulares era de ‘apenas’ 738 milhões.
Desses 7 bilhões de aparelhos ativos o maior mercado é a China, seguidos por Índia, EUA, Indonésia e o Brasil em 5° lugar. A tecnologia 3G atinge agora 69% da população global, permitindo acesso também em áreas rurais onde geralmente há mais dificuldade de acesso.
Porém, a União Internacional de Telecomunicações, a UIT, alerta que 4 bilhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet. Esses dados mostram que não apenas houve um rápido progresso tecnológico mundial, mas também a necessidade de desenvolver países mais carentes e com menos infraestrutura.
Após 2015, a tecnologia da informação e comunicação terá um papel muito significativo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Cúpula das Nações Unidas em setembro desse ano.
Desses 7 bilhões de aparelhos ativos no mundo o maior mercado vem da China, seguidos por Índia, EUA, Indonésia e em 5° lugar o Brasil. A tecnologia 3G agora atinge 69% da população global, permitindo acesso também em áreas rurais onde geralmente há mais dificuldade de acesso.
Claro que há um grande problema a ser superado: velocidade. Em países como a Coreia do Sul e França a velocidade supera os 30MB por segundo e no Brasil, por exemplo, apenas 2MB por segundo. Um problema que o Brasil pretende começar a resolver em 2016 com testes da tecnologia 5G.
Em contrapartida linhas fixas perderam bastante espaço no mercado mundial. Elas ainda crescem, mas com um ritmo desacelerado de 7% ao ano. No Brasil a venda de telefones celulares pré-pagos teve uma queda de 2,2 milhões em outubro. Mais um dado que acompanha recesso que o país enfrenta.
Mas e você, o que espera da informação e comunicação no Brasil para 2016?

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário