terça-feira, 21 de julho de 2009

O segredo

Tenho medo de ser preconceituoso. O preconceito nos torna injustos, cria resistências contra o novo, segrega e discrimina. Uma pessoa que acredita no desenvolvimento moral e intelectual do ser humano, deve abominar o preconceito. Por isso, eu me forço ao menos a conhecer o que me desagrada.
Não gosto de pagode, mas às vezes me pego ouvindo esse tipo de música e até cantarolando uma ou outra canção. De cada gênero musical sempre há o que se aproveite; assim como de cada estilo de qualquer coisa. Até a literatura de auto-ajuda eu me obrigo a conhecer. Ora, se milhões lêem determinado livro, certamente alguma coisa de interessante ele deve ter…
Pensando assim, forcei-me a dar uma olhada no The Secret (“O Segredo”), da australiana Rhonda Byrne. Tanto me falaram desse livro, tanto sucesso fez o seu DVD que, antes de criticar, resolvi conhecer.
Reconheci inúmeras razões para o sucesso de “O Segredo”, a maior delas é que diz exatamente o que queremos ouvir. Quem não quer ser imortal, rico, ter o parceiro, ou parceira, de sua vida ao seu lado, e tudo isso sem fazer força? Ora, quem não quer mamão com açúcar?
O livro trata os leitores como se estes nunca tivessem lido qualquer coisa antes, como se suas mentes fossem folhas de papel em branco, e o pior é que os leitores parecem realmente reagir como se não tivessem recebido nenhuma informação antes de conhecer o tal Segredo.
Ora, a força mental existe. Pode chamá-la também de poder de raciocínio, de abstração, de prever fatos. Sem ela, a espécie humana não teria prevalecido sobre as outras. Agora, impingir dons miraculosos a esta qualidade comum a todos os racionais, é forçar a barra, é apelar para o pouco alcance cultural da maioria das populações.
Pior: ligar a capacidade de ganhar dinheiro a uma pretensa superioridade de alguns poucos escolhidos, é brincar com a ética e os delicados problemas sociais que afligem o planeta. O livro diz que só 1% das pessoas detêm quase toda a fortuna do mundo, porque elas “sabem o segredo”. Será que incluiu traficantes, chefes do crime organizado e políticos corruptos nisso? E com tantos livros vendidos a pirâmide social poderia até inverter, já que todos os novos conhecedores do Segredo obteriam sucesso.
Para simplificar, eu acho a lei da atração, marketing de primeira. Na verdade é uma reciclagem da auto-ajuda. Nos anos 80 teve a explosão da Programação Neurolinguística que revolucionaria a sua vida, nos anos 90 a salvação da humanidade era a Inteligência Emocional, tudo isso entremeado por outras técnicas de sucesso pessoal, interpessoal, profissional, etc. Agora o mundo se depara com a Lei da Atração. Se conversarmos com as pessoas vamos perceber que elas conhecem esses conceitos desde criancinhas, e que na verdade, de ciclos em ciclos, retornam com uma nova roupagem.
Quem procura o segredo poderia, por exemplo, encontrar o que busca na Seicho no ie, onde falam exatamente sobre os mesmos conceitos, só que há dezenas e dezenas de anos. Eles também não usam dessas explicações mirabolantes cheias de conceitos complexos que quase ninguém entende.
Então tem um monte de gente escrevendo livros, fazendo filmes, dando palestras para resolver a vida das pessoas. E fazem isso com um conceito antiguíssimo e grátis.
Se você já está nessa nova onda, não entre em pânico. Isso é coisa que dá e passa. Se você não entrou nessa, entretanto anda pensando que deveria procurar saber mais sobre que diabos é essa coisa “nova” que salva as pessoas e que era “segredo”, tudo bem, mal não vai te fazer. Mas vá em frente sabendo que isso aí não é nada de novo e talvez seja melhor você nem comentar sobre isso no churrasco de domingo, ou pode ser ridicularizado pela sua sobrinha de 10 anos.
Se existe uma verdade é que a vida não tem nenhum segredo. Não existe fórmula mágica pra ser feliz. Ter uma vida confortável é relativo, pra mim pode ser ter um emprego e um cachorro, pra você, casar com a vizinha e pro João comprar um fusca 69 pra sair com a família nos finais de semana. A maneira como chegamos onde queremos vai variar, mas ao meu entender deveria ser de maneira limpa, sem trapaças, movida por muita paixão, vontade de fazer o melhor e assim vai. Essa é a minha crença, a minha fé e meu segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário