segunda-feira, 27 de julho de 2009

Afinal , como uma pessoa vira santa ?

1º Passo

A primeira exigência é examinar, detalhadamente, a vida e missão da pessoa. Começa na diocese que a pessoa realizou sua principal atividade evangelizadora. São reunidos seus escritos e documentos sobre sua vida e testemunhos de pessoas que conviveram com ela ou que ouviram falar nela ou receberam graça pela sua intercessão.

Este Processo Ordinário Informativo é enviado a sagrada Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano em Roma, por meio do Postulador, que é uma espécie de advogado, que assume acompanhar a causa dessa pessoa junto ao Vaticano. Lá, passa por três comissões (Histórica, com Consultores Teólogos e da Congregação de Cardeais e Bispos, nomeados por isso).

Nesta primeira fase, uma exigência essencial é comprovar que a pessoa viveu, em grau heróico, as virtudes da fé, esperança, caridade, prudência, justiça, temperança e fortaleza. Aprovado por estas comissões, segue para o Papa, que edita o decreto reconhecendo a heroicidade das virtudes, recebendo mo titulo de Venerável.

2° Passo

Apresentar o suposto milagre ocorrido por intercessão da Venerável. Pra isso a igreja exige provas científicas : exames, radiografias, parecer dos médicos e testemunhos de pessoas que compravam o suposto milagre. A maioria dos supostos milagres são curas de alguma enfermidade.

A cura deve ser instantânea, perfeita e duradoura e não explicável cientificamente.

Com o parecer dos médicos, testemunhos de pessoas, o processo é enviado a Roma, onde será examinado, detalhadamente por uma comissão de médicos nomeados pelo Vaticano, de cujo parecer depende a aprovação do milagre.

3° Passo

Reconhecido o milagre pela Comissão dos Médicos para a Comissão dos Teólogos e pela Sagrada Congregação de Cardeais e Bispos, nomeados para isso, o Papa emite o Decreto para a Beatificação dessa pessoa. Um beato pode ser objeto de culto público em locais determinados.

4° Passo

A fase seguinte é a demonstração de mais um milagre realizado após a beatificação. O processo obedece ás exigências dos passos anteriores. Após ser aprovado pelas diferentes comissões, o Papa edita o decreto de canonização. Com a cerimônia da canonização, a pessoa declara Santa, pode ser venerada em toda a igreja.

3 comentários:

  1. Amigo interassante, gostei né muito fácil não eles aceitarem, valeu.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Acho q é fácil. O probliema é aproveitar a boa vida sem ter q morrer heróicamente pela Santa Madre Igreja... já pensou?? Hospedagem de graça, comida, viagem de ônibus-leito de graça....e uma muié de graça por detrás da sacristia??

    Bão demais sô!!

    Brincadeira!! Acho q seria chato demais ser santo!! Ter q acordar todo dia às 5 da madruga para rezar e não deixar ninguém dormir?? Não neh...

    Abçs!! Vou seguir teu blog...

    Passa no meu lá...

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma amiga que qando deus chamaela eu tenho certeza ela vai se torna uma santa por que numca vi uma pegrnade grande missionssoa igual a ela acolhedorapreciso que alguemse interesse por e vai ate ela pra divulga lo por que aquela eumagrande missionaria trabalha em pro do proximoo padre jaci cogo sabe disso

    ResponderExcluir