sábado, 31 de julho de 2021

Pense antes de falar: A palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, aproxima ou afasta

Existe um ditado que diz:

QUANDO ESTAMOS CALADOS AS PESSOAS TÊM DÚVIDAS SE SOMOS INTELIGENTES OU IDIOTAS… QUANDO ABRIMOS A BOCA A DÚVIDA ACABA!


 

“O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo”, sabedoria dita pelo pensador romano Sêneca, que as pessoas deveriam, ao menos, tentar pôr em prática.

Todos sabem que a palavra é o reflexo do que se pensa e deseja e que ela tem impacto direto na vida, seja para agradar ou agredir alguém. E não é só quem não tem papas na língua que se atropela ao falar demais, da forma ou na hora errada.

Na maioria das vezes, não se mede o impacto que uma palavra pode ter.

Tem o poder de exprimir o amor, a alegria, o respeito, a admiração, a generosidade, mas também, da forma como é falada, pode carregar a inveja, o ódio, o sarcasmo, o ressentimento.

Por isso, é tão importante ter cuidado com o que você fala e como se fala, o tom da voz. E não se esqueça que a palavra vem acompanhada de gestos, da respiração, de um ritmo que também fará parte de como ela será compreendida.

Saiba que, cada instante da sua vida é moldado pelo que se fala. E não é à toa que muitos repetem por aí que pensamentos positivos e palavras otimistas ajudam, enquanto os negativos encontram obstáculos a mais.

Mas para aqueles que estão despertos é possível entender aqueles que defendem que a palavra é um mantra em ação. Materializada, ela reflete os sentimentos.

Sendo assim, fique atento!

Cuidado com suas escolhas, porque uma palavra mal colocada afeta relacionamentos e a convivência. E a fala dita no momento certo, com a entonação adequada, gera compreensão, amor e se torna uma mensagem poderosa de união entre as pessoas.

Antes de você falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de criticar, olhe para os seus atos. E antes de desistir, tente.

Que tudo o que você for falar daqui em diante seja um ato de amor!

Por Robson Hamuche

 

Um comentário: