domingo, 31 de julho de 2011
Mais vereadores e o retorno do desperdício
A determinação de fazer os Municípios retornarem a ter 21 cadeiras no Legislativo nada mais será senão o retorno ao maior desperdício do dinheiro público, que poderia continuar sendo utilizado pelo Executivo para investimentos em obras de interesse comunitário.
O argumento utilizado para o aumento de cadeiras no Legislativo é que muitas cidades mantém a condição de eleger 21 vereadores, considerando o número de habitantes, conforme determina a legislação eleitoral. No entanto, cabe aos próprios legisladores a condição de querer ou não aumentar o número de cadeiras ou manter as atuais.
Quando da determinação, em 2004, por resolução do TSE, reduzindo o número de cadeiras, dizia-se que os municípios teriam prejuízo, o que mostrou, na prática, durante esses sete anos, não acontecer.
Como, entendemos, houve falha quando da decisão de redução das cadeiras, posto que deveria ter acontecido, paralelamente, a redução orçamentária dos legislativos, as Câmaras passaram a nadar em dinheiro e, por mais que gastem, não conseguem esvaziar o cofre, o que determina aos presidentes fazer a reversão das sobras, a cada final de ano, aos cofres municipais, que ganham reforço para investimentos, e, quase sempre, colocam as verbas em obras indicadas pelo próprio Legislativo.
Pelo que se tem observado, a disposição do Legislativo é de fazer retornar a composição com 21 vereadores na maioria das cidades, o que determinará a eliminação de sobras financeiras, pois naturalmente aumentará os gastos legislativos com os custos de mais parlamentares, assessores e despesas de manutenção dos respectivos gabinetes.
Lei é lei, sabemos perfeitamente, mas, na prática, a quem interessa a elevação do número de cadeiras na Câmara, senão aos próprios partidos políticos e aos postulantes a cadeiras nas próximas eleições, já que a população, salvo melhor juízo, em nada será beneficiada?
Para os candidatos, no entanto, mais cadeiras disponíveis, mais candidatos por vaga. Fatalmente, a pulverização dos votos válidos para quem tem eleitorado garantido, sorriso nos lábios, pois será praticamente a garantia da permanência com menor número de votos; para os novos candidatos, maior dificuldade para a conquista do número suficiente de eleitores para chegar a uma cadeira representativa.
Por Moacir Rodrigues.
Não precisamos de mais vereadores, mas de investimentos na saúde, educação, segurança e infraestrutura das cidades!
O que acha isso? Comente, deixe sua opinião!!!
Postado por
William Junior
às
11:51
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário