terça-feira, 13 de setembro de 2011

Coisas do racismo



Você não é preso se chamar alguém de preto. Você é preso se fizer disso um insulto. Eu posso chamar meu amigo de preto quando eu bem entender. Isso é um problema entre eu e meu amigo. Nenhum terceiro tem o direito de engendrar um racismo na minha relação de amizade. O racismo tem isso: ele existe somente para quem o vê.

Na época da faculdade, uma professora quis interromper uma discussão construtiva que havia começado na sala. Ela alegou que o assunto (racismo) era “delicado” e era “como pisar em ovos”. Mas como assim é “delicado”, é “pisar em ovos”? Dizer isso é considerar uma possível fragilidade de alguma das partes envolvidas na discussão. E isto sim é racismo. Falei isso diretamente pra professora e a primeira coisa que ela disse foi: “Olha, você não pode me acusar de racismo, o meu marido é negro”. Respondi algo do tipo: “Dane-se que o seu marido é negro. Se eu levar isso em consideração, estarei sendo racista igual a senhora”.

Racista a gente identifica pelo seu pudor excessivo; pela sua necessidade de se explicar; pelo seu silêncio. Eles estão aí, casados com pessoas de raças diferentes, se defendendo com argumentos aparentemente coerentes, fortalecendo o grito de um racismo mudo e crônico.

O racismo é assim: se você cogitar mentalmente a possibilidade de estar sendo racista, você já foi racista. O racismo é uma arma que dispara em nossa cara se ousarmos simplesmente olhar pra ela. É uma maldição instantânea. Ao contrário dos males comuns, você não precisa acreditar no racismo para ser racista. Basta uma incerteza qualquer escondida no fundo de sua cabeça, uma duvidazinha ridícula e inconsciente, para o racismo roubar sua alma na velocidade da luz. (E isso serve pra homofobia, xenofobia, etc.) Na realidade, considerar a existência do racismo já nos torna racistas.

O racismo é uma palavra estranha porque (ao contrário da maioria) ela não tem um “lado positivo”. Mas porque não? Teoricamente, racismo é uma palavra que sugere a diferenciação das raças. Portanto, racismo pode sugerir uma diferenciação hierárquica de raças (o que é crime), mas também pode sugerir uma diferenciação não-hierárquica de raças (o que além de legal, seria interessante). Gostaria que algum mestre em Letras me explicasse, etimologicamente, por que a palavra “racismo” não pode sugerir uma diferenciação respeitosa das características raciais? Recuso-me a acreditar que todo racismo é crime. Onde está escrito que o sufixo “ismo” do racismo implica em algo necessariamente negativo para as raças?

Se nenhum professor de Letras conseguir me provar o contrário, acho que deveríamos rever o significado dessa palavrinha medonha. Talvez estejamos sendo preconceituosos com o racismo. Acredito que a conotação negativa da palavra apodreceu a palavra inteira depois da Segunda Guerra. E nós deixamos por isso mesmo. Se racismo é uma palavra tão venenosa, talvez a única saída seja iniciar uma campanha para positivá-la. Com um slogan do tipo: "Sou racista de verdade. Eu respeito todas as raças". Acho que essa é única forma de atacar o racismo sem ser envenenado por ele. Se a palavra foi amaldiçoada pelo nazismo, abençoemos-a.

por Filipe Ret .

Se desejar deixar sua opinião, fique a vontade...

8 comentários:

  1. Um exemplo bem banal seria o caso bem atual da miss universo de Angola. Quase todas as manchetes ressaltam o fato de ser negra. Ou quando Obama foi eleito, a mesma coisa. O foco não é na beleza estonteante (interior/exterior) ou na competência, potencial ou história de vida.
    Uma visão absolutamente limitante...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Liliam, concordo com seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Venho por meio deste contato lhe convidar a conhecer o novo agregador Toneladas

    http://toneladas.blog.br/

    Estaremos iniciando nossas atividades no dia 17/09 e gostaríamos de estrear com matérias do seu blog.

    Cadastre-se e nos envie sua matéria http://toneladas.blog.br/usuarios/cadastro.php

    Aguardamos seus links!

    Atenciosamente,
    Equipe Toneladas
    http://toneladas.blog.br/
    http://twitter.com/#!/_toneladas
    https://www.facebook.com/agregador.toneladas

    ResponderExcluir
  4. Fantásticas palavras, companheiro!
    Com certeza gostaria de levar esta campanha para frente.

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito facil dizer que nao é racismo quando vc nao é negro. Eu sou, ja sofri muito com isso,o racismo muitas vezes fantasiado em um "apelido carinhoso". É muito facil bater a mao no peito e defender sua ideia,quando nao se sente na pele as consequencias do racismo.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o texto... é exatamente o que eu sempre pensei ..... não ser rascista ( no sentido de pensar numa hierarquia ) não é aceitar todos como iguais , e sim não ver diferenças.

    Até porque, pesquisas científicas já provaram, não há raças no ser humano. Só temos diferentes etnias...

    Enfim, excelente texto. =)

    ResponderExcluir
  7. Post bacana

    Quer ver conteudo de Humor?

    Visite: www.kiwialado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A humanidade ama racismo. Se não amasse não seria as notícias mais comentadas no mundo.

    Os jornais gostam de racismo para fazer as pessoas olharem o jornal nacional e as propagandas.

    O goverdo apoia o racismo criando uma cota de negros na humanidade.

    Eu tento explicar para as pessoas para esquecer que o racismo existe. Mas a humanidade pede por racismo, para ver o Lula falando na televisão que é bom os Estados Unidos terem um presidente negro (e os brancos não são bons pro país).

    ResponderExcluir