sexta-feira, 17 de maio de 2024

Velho Solitário

Um dia perguntaram a um velho que evitava as pessoas e preferia viver sozinho.

“Você não se cansa de ficar sozinho o tempo todo?”

O velho responde:

"Tenho muito trabalho a fazer. Preciso treinar dois falcões.

E duas águias.

Dois coelhos se acalmam e treinam a cobra.

Motivando o burro e domesticando o leão.”

"-Mas não podemos ver nenhum animal perto de você!"

"-Onde eles estão?"

“Eles são os animais que vivem dentro de nós.”

Os "Dois Falcões" atacam tudo o que vêem.

Devo ensiná-los a distinguir entre o bem e o mal, o útil e o prejudicial. Porque eles são meus OLHOS.

“As duas águias” destroem, ferem e destroem tudo o que tocam. Devo ensiná-los a servir e ajudar sem prejudicar.

Porque elas são minhas MÃOS.

Os “coelhos” estão sempre com medo, fogem e se escondem.

Devo acalmá-los e ensiná-los a lidar com situações difíceis, a não fugir dos problemas. Porque eles são meus PÉS.

O mais difícil é observar a “cobra”.

Mesmo que esteja trancado com segurança em uma gaiola apertada, ele está sempre pronto para atacar, picar e envenenar qualquer um que esteja por perto.

Então eu tenho que segui-lo e ser disciplinado. Porque esta é a minha LÍNGUA.

“Burro” é notoriamente muito teimoso, está sempre cansado e não quer fazer o seu trabalho.

Portanto, tenho que ensiná-lo a ser grato e a estar no fluxo.

Porque este é o MEU CORPO.

E quero finalmente domar um “leão” que quer ser rei e comandar a todos.

Ele é orgulhoso, arrogante e quer que o mundo gire em torno dele.

Eu tenho que domar aquele leão.

Porque este é o meu EGO.”

“Como você pode ver, tenho muito trabalho a fazer.”

O velho sendo questionado

Lev Nikolevic TOLSTOY.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário