sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Entre a cruz e a espada


 De vez em quando ouvimos esta expressão. Não se tem ideia realmente quando foi proferida pela primeira vez e quais circunstâncias. Alguns historiadores acreditam que ela pode ter sido dita a Jesus Cristo, onde ele teve de escolher entre as espadas dos soldados romanos ou a crucificação. Para dizer a verdade acho um pouco forçado. Acredito mais na outra versão, da idade média, na época das cruzadas, onde a Igreja Católica acreditava que devia fazer uma conversão de todos aqueles que tinham uma outra religião, principalmente dos árabes, onde era dado a “escolha” de ser converter ao cristianismo ou morrer pela espada dos cavaleiros.

Deixando de lado as divagações da origem da expressão, a questão como hoje procuramos utilizar no dia a dia, que quer dizer que por vezes ficamos numa encruzilhada, numa escolha muito difícil, afinal, toda escolha ao mesmo tempo é uma renúncia. E em certas situações é muito difícil porque qualquer caminho a ser escolhido nem sempre é garantia que será o melhor, e nem que será o “menos pior”.

O povo argentino está nesta situação. Ou escolhe o atual ministro das finanças do atual governo, o Sérgio Massa ou o Milei que se auto intitula de libertário com propostas radicais que nem sempre poderão ser cumpridas. Hoje a Argentina tem uma população muito dependente de ajudas do governo e a eleição do Milei pode acabar ou diminuir muito esta ajuda, entretanto a inflação da Argentina supera 140% ao ano onde nenhuma ajuda é o bastante.

Nenhum dos dois candidatos trará de imediato qualquer mudança na atual situação na Argentina, isto não impede que ambos os candidatos prometam de tudo. E qualquer que seja o resultado nas eleições na Argentina ainda vai ficar longe que o país consiga sair da atual situação. Infelizmente sempre é assim, o povo mais cedo ou mais tarde sempre vai pagar pelos desmandos dos políticos. Afinal político não tem ideologia, tem apenas desejo de poder.

Joselito Bortolotto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário