quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Mídia e Religião



 Não é de hoje, desde muito tempo as religiões se aproximaram muito da mídia para poderem divulgar a sua fé na busca de novas ovelhas. Lembro ainda quando era criança, quando a televisão ainda estava começando, ainda era um bem discricionário e atingia um público ainda especifico, as religiões, principalmente a católica já se utilizava da rádio como divulgadora de suas mensagens. A igreja católica principalmente tinha no seu patrimônio emissoras radiofônicas onde a principal atração era as pregações, missas e as palavras dos padres procurando ensinar a boa nova para os ouvintes.

 

No decorrer dos tempos, principalmente com o surgimento da Igreja Evangélica Universal do Bispo Macedo, a mídia passou a ser utilizada de uma forma draconiana, até que ele comprou a TV Record, que além de ser uma TV comercial, onde em principio a sua programação não fosse totalmente direcionada, muito de sua programação era entendida como religiosa, especificamente para sua religião, evangélica universal.

 

Não posso afirmar, mas, provavelmente em sua TV não é divulgada outras igrejas ou religiões, mesmo que seja evangélica. Inclusive as suas novelas bíblicas têm toda a visão da religião segundo as crenças.

Claro, as demais religiões têm os seus canais em tv fechada, outras alugam horários em canais tradicionais e todas acabam um pouco mais ou um pouco menos divulgando as suas mensagens.

 

Do outro lado temos a Globo. Que desde sempre tinha um fundamento católico, e até pela religião ou não, apenas comercial, talvez, houve muitas “brigas” por vezes se atacando mutualmente com a Record. Mas, de certa forma isto ficou para trás, e passaram a serem mais profissionais e inclusive também com o aumento dos fiéis das igrejas evangélicas, a Globo passou a adotar um cardápio mais variado, incluindo aos poucos os evangélicos procurando ser mais eclética, principalmente entendendo que nesta área, principalmente da mídia não deve desagradar uma fatia importante do mercado que são os evangélicos.

 

Entretanto nem tudo são flores. Denúncias ao Ministério Público alegam que a Globo em suas novelas está praticando intolerância religiosa, segundo a denúncia, de forma explicita um diretor importante da Globo orientou aos autores de dramaturgia em não mais investir em temas espiritas, religiões afros com o intuito de privilegiar os evangélicos.

Ou seja, uma novela estilo de a Viagem esta nos dias de hoje totalmente fora de questão, um tema politicamente incorreto, assim, como um Casseta e Planeta.

 

Eu não tenho a mínima ideia, se isto é verdadeiro ou não. Mas o Ministério Público por extensão também deveria investigar a Record, afinal esta emissora aparentemente também não promove nenhum tipo de novela onde esteja presente outras religiões.

 

Toda a Mídia é capciosa, para algumas em primeiro lugar esta o lucro, tenta agradar uma maioria que possa trazer um retorno. Outras pensam apenas em doutrinação. Algumas religiões, principalmente a evangélica e a católica discrimina sim qualquer outro tipo de religião, que não partilha da mesma forma de pensar.

 

Todas as demais religiões mesmo que tenham o cristianismo como base, desde que não partilhe do mesmo pensamento, são consideradas seitas e os seus integrantes estão fadados a queimar para sempre no inferno. As mídias são apenas consequências que trazem mais combustíveis nesta fogueira que vai muito além das vaidades.

 

Joselito Bortolotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário