quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Setembro Amarelo


 Eu sei, tem um pouco de tabu. A grande mídia procura não divulgar causas de morte quando ocorre um suicídio, principalmente de pessoas “famosas”, ou que são mais conhecidas.

E ainda neste mês, no mês de alerta, chamado de setembro amarelo lamentavelmente tivemos mais um caso onde uma jogadora se atirou do décimo sétimo andar do seu apartamento.

Infelizmente alguém que toma uma atitude extrema desta, com toda certeza está sofrendo muito, e acredita que colocar um ponto final na vida estará se libertando, estará acabando com o sofrimento. Em outros casos podemos ter também alguém que esteja fora do seu juízo perfeito e não tem nem ideia do que está fazendo, isto pode ocorrer devido a um problema mental ou influenciado por algum tipo de psicotrópico.

Não temos elencados todas as causas que pode levar alguém a tomar uma atitude extrema desta, mas, o stress, a depressão e a própria pressão da vida podem ser uma causa e acontece nos mais diferentes níveis de idade, classes sociais, regiões. E apenas no caso as estatísticas diferem um pouco mais entre homens e mulheres, que no caso dos homens chega a ser até três vezes mais do que as mulheres.

Muitas (ou quase todas) religiões “condenam” o suicídio, trata como sendo um pecado capital, que a fuga da vida através das próprias mãos é uma transgressão a ordem natural, inclusive porque a vida, apesar no livre arbítrio, é uma dadiva de Deus, assim, apenas Ele poderá dizer qual é a hora.

Indiferente de credo, acredito que todos querem ajudar nesta prevenção. Todas as igrejas sérias têm pessoas responsáveis e capaz de ajudar, temos o CVV (Centro de Valorização da Vida) que funciona 24 horas por dia de domingo a domingo atendendo pelo telefone 188 com pessoas preparadas para ajudar.

Dentro das famílias, das redes de contatos físicas e digitais, provavelmente a pessoa que tem algum desejo neste sentido irá emitir um sinal, um pedido de socorro, mesmo que seja velado, uma brincadeira, algo que poderá trazer luz no que está ocorrendo, e quem consegue entender estes pequenos detalhes poderá talvez com apenas algumas palavras desfazer este pensamento.

Joselito Bortoloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário