domingo, 20 de agosto de 2023

Fé e Razão

Bem, não sou filósofo, nem teólogo e nem um pesquisador historiador na busca de ir no “âmago” da questão para tentar entender os motivos do porquê que a fé e a razão (entenda-se mais especificamente a ciência) não podem aparecer na mesma frase.

Não deveria (no meu modo de entender) mas, aparentemente existe um certo antagonismo, e uma discriminação para quem queira acreditar que que fé e a razão possam coexistir em um mesmo ambiente.

Durante muito tempo a pseuda fé era dominante, as pessoas eram dirigidas muitas vezes pelos seus deuses, a fé nestas divindades que impulsionavam as suas conquistas, e não estamos falando no DC , antes disso já era assim. Com o implemento do cristianismo no ocidente, quando a igreja era a mão forte do poder, e tudo girava em torno das crenças, ou de como estas eram interpretadas, a ciência por várias vezes foi obrigada a retroceder, mesmo estando certa em suas descobertas foi obrigada a reconsiderar e afirmar que estava errada.

Ou seja, nunca houve um momento que fé e ciência (razão) caminharam lado a lado, num determinado momento, inclusive a ciência passou a discriminar a religião, ou seja, em certas áreas acadêmicas é praticamente inadmissível um cientista ter uma crença religiosa, em sua maioria o cientista inclusive tem de se declarar ateu, pois passa a existir uma total incompatibilidade entre estas duas vertentes, sendo quase impossível que haja uma convivência pacifica.

 Pode até afirmar que se trata até de uma perseguição as vezes nem tão velada a qualquer cientista que queria expressar ou manifestar sua fé.

Principalmente hoje, neste tempo de cancelamento, muita gente não consegue separar uma coisa de outra, muitos vão cancelar um religioso, não importando qual seja sua fé, caso este venha a falar algo sobre a ciência. Se este religioso for um cientista, muitos vão torcer o nariz pois vão acreditar que seus conceitos estão impregnados de espiritualidade sem nenhuma comprovação cientifica.

Na minha modesta opinião, a fé não invalida a razão e vice e versa, e no final o que vai valer é o equilíbrio, não precisamos mais neste mundo de radicais de um lado nem do outro.

Joselito Bortolotto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário