segunda-feira, 31 de maio de 2021

Contar histórias fez a nossa espécie dominar o planeta

 

O poder dos humanos na Terra nasceu junto com a nossa capacidade de criar histórias e convencer outros a criá-las.


Você sabia que o storytelling foi responsável pela dominância de nossa espécie no planeta? A revolução cognitiva humana se baseia na capacidade de criar e inventar histórias. A capacidade de ficção foi um passo decisivo para o Homo sapiens.

Estou lendo com meu filho a versão em quadrinhos do best-seller “Sapiens: uma breve história da humanidade”, do historiador israelense Yuval Noah Harari. É uma obra densa, com um grande volume de informações que levam à interpretação da história humana.

Você sabia que somente há 100 mil anos a Terra era habitada por várias espécies de seres humanos, entre eles a nossa, o Homo sapiens, que vivia na África Oriental? Por que, entre os símios, prevaleceu o Homo sapiens, e não os neandertais, por exemplo?

O poder dos humanos na Terra nasceu junto com a nossa capacidade de criar histórias e convencer outros a criá-las.

A sobrevivência e o início do domínio de nossa espécie partem exatamente da tal “revolução cognitiva” que Harari explica no livro. Ela começou há 70.000 anos, quando uma mutação no DNA do Homo sapiens mudou a estrutura interna do cérebro, dando novas habilidades cognitivas para imaginar, falar, comunicar, conversar, criar e inventar.

O ato de contar histórias é central para essa mudança, uma vez que muitas das esferas de cooperação humana são formadas por ficções reveladoras, seja na religião, na economia,na política, entre outras.

Se pensarmos bem, nossas crenças humanas foram todas sendo criadas baseadas em histórias fictícias.

E, assim, queremos saber e aprender com os outros. Não surpreendentemente, Harari menciona que “nossa linguagem evoluiu como uma forma de fofoca”. “De acordo com essa teoria, o Homo sapiens é antes de mais nada um animal social. A cooperação social é essencial para a sobrevivência e a reprodução”, afirma o autor.

É por meio de histórias que as comunidades se fortalecem. Se todos acreditam na mesma ficção – seja o dinheiro, um Estado ou uma nação –, cria-se o ELO que permite a cooperação.

Esse poder único de envolver pela crença em ficções é algo que só os humanos podem fazer. E, assim, constroem igrejas e se reúnem em religiões porque acreditam em uma história.

Storytelling no mundo corporativo

Se contar histórias entra como a base da revolução cognitiva, que nos fez como ESPÉCIE DOMINANTE no nosso planeta, é natural que o storytelling seja cada vez mais o diferencial como humanos. E, claro, o conceito de contar histórias está (ou precisa estar) cada vez mais presente no mundo corporativo.

As pessoas aprendem e se relacionam muito mais com histórias do que com fatos. A neurociência já mostrou que a memorização, o aprendizado – inclusive na idade escolar – é favorecido quando conseguimos conectar elementos, em vez de sermos ensinados pelo bruto.

Logo, o storytelling é uma tendência de comunicação, em que as empresas contam seus fatos por meio de histórias que envolvem o público, que impactam.

Histórias que viralizam e engajam

Em épocas em que boas histórias viralizam rápido nas redes sociais e criam relações emotivas e duradouras com os clientes, empresas têm buscado utilizar a técnica como diferencial, seja no marketing para engajar o público, seja na comunicação interna.

Segundo Rodrigo Moreira, CEO da Smartalk, mais de 70% das pessoas deixam de comprar um produto ou serviço, se elas não acreditam na “história” contada pela empresa. “O storytelling nos negócios é uma ferramenta de geração de pertencimento e uma forma de construir verdadeiros fãs para as marcas”, afirma.

“Nos dias de hoje, o Storytelling é a vertente que une histórias + venda e é parte essencial na construção de qualquer negócio”.

Eu não poderia deixar de mencionar também como um bom líder tem o poder de comunicação, mais precisamente, a habilidade do storytelling para engajar times e conquistar resultados para todas as partes.

Se desde crianças ficamos vidrados naquelas pessoas que nos ensinam por meio de contos incríveis, por que seria diferente quando crescemos?! A resposta está no principal fator que resultou na evolução humana e pode nos ajudar inclusive em nossas vidas profissionais.

Administradores.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário