segunda-feira, 9 de maio de 2016

Chuveiro inteligente ajuda você a economizar água e luz


Todo mundo concorda que não existe nada melhor que um bom banho. Proporcionando um ótimo momento de relaxamento após um dia cansativo, os chuveiros infelizmente ainda são um dos maiores vilões domésticos no consumo de água e energia.

Eles chegam a representar até 80% de todo o consumo mensal das contas, o que impacta tanto o bolso quanto o meio ambiente.

Pensando nisso, a Exatron, empresa gaúcha especializada em eletrônicos, desenvolveu um novo conceito de chuveiro que promete ajudar a solucionar esse problema e reduzir os gastos e o consumo de energia e água.


O aparelho conta com um software programável que interage diretamente com os usuários do chuveiro. O MyShower, como foi batizada a ducha elétrica híbrida, permite a programação prévia da temperatura da água e da duração máxima do banho de até cinco pessoas.

Quando o banho termina, o display do aparelho mostra uma nota para o banho. Esse valor é calculado com base no tempo, quantidade de água e energia consumidos, fazendo também uma projeção mensal dos gastos.
Além disso, esse tipo de chuveiro inclui ainda um bip sonoro que é emitido a cada três minutos, indicando ao usuário o tempo gasto no banho.

O aparelho pode trazer resultados excelentes nas contas e, se aliado a outros sistemas, como aquecimento de água por boiler elétrico, a economia de energia pode ser ainda maior.


Quanto custa um banho?

De acordo com estudos realizados pelo Grupo de Chuveiros da Aibenee em conjunto com o Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (instituição parceira da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP), os custos de um banho de oito minutos em um chuveiro elétrico convencional era de R$ 0,22 em 2014.

Atualmente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou 
taxas diferenciadas para cada região do Brasil, que são calculadas com base nos custos de geração de energia. No caso de bandeira vermelha, há um acréscimo de R$0,055 a cada kw/h consumidos.

Press Office.

Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário