terça-feira, 23 de julho de 2024

Estás Infeliz no Trabalho?

 “No suor do teu rosto comerás o teu pão”(Gênesis). Então, a culpa desde sempre foi de Adão e Eva, estes dois tinham de serem desobedientes, e até hoje, não tem jeito, precisamos trabalhar inclusive para comer. Toda pessoa desde cedo, por um motivo ou outro, ou são empurrados para alguma atividade e outros no decorrer do tempo ainda tem a oportunidade de escolha, também não quer dizer que vão escolher a melhor.

Muita gente leva em conta dentro de um trabalho o aspecto econômico, até que ponto o tipo de trabalho pode remunerar, pode trazer retorno para que o dinheiro possa comprar além do pão outras benécias que a vida proporciona. Ok, todo trabalho dignifica o homem (e a mulher) mas, alguns acabam trazendo além da dignidade também a remuneração algo que hoje muitos procuram, eles querem também serem felizes.

Um estudo realizado em Havard revelou que aproximadamente 50% dos trabalhadores por diversos motivos estão infelizes com aquilo que fazem e grande parte disto é uma questão pessoal, estão naquele tipo de trabalho não porque gostam, porque estão se sentido felizes, mas, apenas porque precisam comprar o pão que Deus mandou. Entretanto de uma forma geral tem algumas profissões listadas neste estudo que acabam trazendo uma maior infelicidade. Ou vejamos: Técnico de Farmácia, engenheiro de projetos, professor e assistente administrativo são as mais impactadas, devido muitas vezes a falta de oportunidade para crescimento, salários baixos, tarefas repetitivas, jornadas longas, além, da pressão constante.

No estudo ainda tem vários outros trabalhos considerados infelizes pela sua natureza, mas, uma coisa eu tenho certeza, trabalhar é bom, é preciso, mas, no Éden estaria bem melhor, ou não.

Jocelito Bortolotto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário