segunda-feira, 3 de junho de 2024

Religiões e suas Seitas

Bem, quando alguém que acredita ser um religioso olha para o lado e identifica que alguém acredita ou tem uma fé diferente da sua, indubitavelmente de forma pejorativa vai dizer que o outro é seguidor de uma seita. Entretanto no fundo tudo é uma questão de tamanho e aceitação social.

 Uma religião normalmente é estruturada e tem uma quantidade grande de praticantes, tem uma organização, uma hierarquia, as seitas normalmente são menores, tem algum líder especifico por muitas vezes é uma ramificação de uma religião, onde os membros descontentes com a proposta teológica ou filosófica acreditam que devam reescrever algumas passagens e acreditam adotar uma outra religião, que o outro lado vai chamar de seita.

Entretanto uma coisa é quase certa, principalmente dentro do cristianismo, tudo que é diferente da versão da Bíblia que é adotada, é uma seita.

Uma coisa é certa, a linha entre seita e religião é muito tênue, e vai depender muito de quem interpreta, e vai depender muito da cultura do povo e de fatores históricos.

Não podemos esquecer que a “religião” foi criada pelo homem, chegou um determinado momento que se fez necessário criar algum tipo de “freio” para a humanidade, desde sempre a humanidade de um modo geral acreditou numa divindade, algo acima, não sabia explicar, mas já temia. Considerando isto, os homens resolveram criar a religião, onde nós humanos, deveríamos respeitar algumas regras, caso contrário seriamos após a morte punidos por esta divindade e caso fossemos “bonzinhos” dentro das regras estabelecidas seriamos recompensados.

E todas as religiões hoje existentes tem estes pilares, castigo e recompensa, simples assim.

Em Manaus foi morta uma empresária de nome Didja Cardoso, com investigação policial começou a aparecer várias ramificações, e uma delas, era de um grupo religioso ou seita chamado de “Pai, Mãe, Vida” e eram realizados rituais onde de forma indiscriminada era utilizada da substancia cetamina, uma droga sintética utilizada para fins veterinários. Uma das suspeitas da polícia que a empresária tenha morrido devido uma overdose desta substância.

A grande questão desta disseminação de grupos religiosos e seitas que as vezes os dirigentes querem impor algumas regras pela força para os seus seguidores, em vários momentos na história tivemos algumas destas seitas levando seus seguidores a uma histeria coletiva onde houve a morte quase total dos seguidores apenas por um desejo do seu mandatário onde prometia a “vida eterna”.

A polícia vai investigar e trazer uma luz (não necessariamente divina), e as vezes certas seitas e religiões apenas existem para ajudar a encobrir crimes comuns e os seguidores são manipulados para a recompensa terrena de alguns líderes. E nem nestes casos a linha tênue da divisão de seitas e religiões não deixa de ser extremamente tênue.

Por Joselito Bortolotto

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário