Você já se perguntou o porquê de
as rodovias brasileiras serem identificadas por números?
Será que essa numeração tem a ver com a quantidade de rodovias que existem no
país, sendo assim, a BR-116 seria a 116ª rodovia?
A verdade é que essa identificação
tem um sentido bastante prático e pode ajudar as pessoas a se localizarem em
relação aos extremos do país.
O que é uma BR?
A sigla “BR” identifica as rodovias federais, ou seja, as estradas que ligam dois ou mais
estados da federação brasileira, assim como os extremos do país.
Quando a estrada liga cidades do
mesmo estado, ela é uma rodovia estadual. Nesses casos, ela é identificada pela
sigla do estado (PR, SP, RJ etc.).
Liga Brasília a algum outro estado? Então, essa BR vai começar com 0
(Fonte: DNIT)
As estradas que ligam a capital do
nosso país, Brasília, a outras regiões vão começar sempre com 0. Essas
rodovias são chamadas de “rodovias radiais”, pois quando olhamos o mapa
percebemos que elas partem da capital brasileira e seguem para longe dela. Ao
todo, temos 8 rodovias radiais. A primeira delas é a BR-010 e a cada nova BR
radial, o nome ganha uma dezena (BR-020, 030 etc.). Sendo assim, a última BR
radial é a BR-080.
Liga o país no sentido norte-sul? Então, começa com
1
(Imagem: DNIT)
Se a rodovia ligar dois ou mais
estados no sentido norte–sul, ela será uma rodovia “longitudinal”. Assim, sua
numeração começa com 1.
Novamente, Brasília é o ponto de referência para a identificação das
estradas brasileiras, já que, se a rodovia estiver a leste da capital, ela vai
variar da numeração 100 até 150. A oeste de Brasília, de 150 a 199, sempre em
sentido crescente a partir do litoral.
Liga o Brasil no sentido leste-oeste? Então, a BR
começa com o número 2
(Imagem: DNIT)
Se você estiver em uma BR que começa
com o algarismo 2, essa rodovia vai estar "na horizontal" quando
olhamos o mapa. Essas são as chamadas rodovias transversais.
A numeração vai obedecer a seguinte
lógica: ao norte de Brasília, as dezenas variam de 00 a 50. Ao sul da capital,
temos as dezenas 50 a 99.
E quando a rodovia está na diagonal?
(Fonte: DNIT)
Bem, como o Brasil é um país de
dimensões continentais, é natural que muitas rodovias precisem estar orientadas
diagonalmente. Nesses casos, o primeiro algarismo da numeração dessa estrada
será o 3.
Se ela estiver no sentido
noroeste-sudeste, ela terá final par. Se estiver no sentido nordeste-sudoeste,
terá final ímpar.
A distribuição das dezenas também tem
como ponto de referência a cidade de Brasília. Do extremo nordeste do Brasil
até a capital, as dezenas vão variar de 00 a 50. Já do extremo sudoeste do
país, as dezenas variarão de 50 a 98.
Rodovias de ligação
As rodovias de ligação começam com o
número 4 e elas podem ser o ponto de conexão entre 2 rodovias ou de 1 estrada
até algum ponto importante. Se a via estiver ao norte do paralelo de
Brasília, sua dezena pode variar de 00 a 50. Se estiver ao sul da linha imaginária,
de 50 a 99.
Existem 2 exceções a essa regra: a
BR-610 e a BR-600. A 1ª tem apenas 5 km e serve de ligação entre a SP-270 e o
Aeroporto Internacional de Guarulhos. A BR-600 tem 6 km e liga Foz do Iguaçu à
Usina de Itaipu.
E as rodovias estaduais?
Praça
da Sé, o marco zero da cidade de São Paulo. (Fonte: Shutterstock)
Todas as rodovias estaduais seguem a
mesma lógica das federais. O último estado a adotar o padrão foi Santa
Catarina, em 2013. Contudo, o que muda são os pontos de referência. Na
maioria das estradas estaduais, esse ponto passa a ser a capital do estado. No
caso das rodovias estaduais paulistas, por exemplo, é a Praça da Sé — que é o
marco zero da capital São Paulo.
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