A gamificação é um conceito cada vez mais explorado, mas em que
consiste concretamente esta técnica? A gamificação busca basicamente aplicar a
lógica da mecânica dos videogames ao campo educacional. Desta forma, as
habilidades ou disciplinas a serem ensinadas são apresentadas como fases a
serem superadas, obtendo pontos e até montando tabelas de classificação dos participantes.
Algo como transformar o aprendizado em um jogo.
Nosso sistema de ensino se baseia na formação de indivíduos
produtivos, brincando com as regras do mundo real, no entanto, não é assim com
todo o tipo de conteúdo. Por exemplo, aprender História da Arte não tem uma
aplicação imediata, já que não vamos construir um templo grego ou uma coluna
dórica, de modo que não obtemos uma gratificação imediata, que às vezes gera um
desapego. No entanto, as regras internas de um jogo não têm em mente a atividade
produtiva; os pontos são obtidos e o progresso é feito seguindo uma lógica
mecânica que acaba quando o jogo termina. Ou seja, é uma situação em que é
possível cometer erros para buscar melhorar depois, sem o medo ou a tensão de
saber que a falha pode ter graves consequências.
A lógica interna de um jogo também é construída por meio de uma
narrativa, que organiza as informações de maneira simples e lógica. Uma
história fictícia é criada com problemas objetivos que incorporam, ao mesmo
tempo, os elementos fundamentais da habilidade ou disciplina que se pretende
ensinar. O que está em foco é a familiaridade dos alunos com conceitos,
habilidades ou histórias para, assim, facilitar a introdução ao assunto mais
profundo da disciplina e fazê-lo com um interesse maior.
Além disso, a apresentação desse tipo de atividade no processo
de aprendizagem não é apenas uma forma de provocar interesse de maneira
momentânea, mas também incentiva a continuidade do aprendizado. Quando os dados
são recebidos de maneira impessoal e não são imediatamente aplicáveis, os
alunos vêem isso como um procedimento que deve ser superado para ser aprovado
nas provas ou exames, nada mais.
A gamificação, naturalmente, é um método que não substitui o
ensino tradicional ou a figura de instrutores e professores, mas é um
complemento que está fornecendo ótimos resultados. É, sem dúvida, uma boa
maneira de abordar um conhecimento que queremos aprender sem ter que entrar
totalmente em conteúdos que ainda não compreendemos e cuja dificuldade pode
gerar apatia.
Essa técnica, além de já ter sido aplicada em escolas com bons
resultados e ter revolucionado o aprendizado digital, também chamado de
Educação a Distância (EaD) ou e-learning, deve chegar até a formação nas
empresas. De fato, de acordo com um estudo da Udemy sobre treinamento no
ambiente profissional, 3 dos 10 chefes de departamentos de treinamento planejam
incorporar essa técnica em programas de treinamento para seus trabalhadores ao
longo dos próximos anos. Você estará preparado?
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