sábado, 8 de setembro de 2012
Ainda somos os mesmos...
Nem a mais avançada das tecnologias vai fazer mudar a rotina, onde a humanidade age da mesma forma e mantém os mesmos comportamentos, geração após geração
A música eternizada na voz de Elis Regina continua muito atual em sua mensagem, afinal ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais. O ser humano é curioso e ávido por novidades, mas costuma repetir comportamentos, num ciclo permanente que se renova e volta às origens.
As redes sociais são um bom exemplo disso. Nascem, crescem, atingem milhões de usuários e caem em desuso. O Orkut se tornou ultrapassado e foi substituído na preferência pelo Facebook, apesar da semelhança entre ambos. Muda a doença, mas a febre é a mesma.
A principal função das redes sociais é ampliar as relações, virtuais, diga-se de passagem, num ambiente onde na ânsia de mostrar qualidades de suas personalidades as pessoas compartilham ideais sem saber em que exército estão lutando. Ficou tão fútil repassar mensagens que a maioria parece ter criado o hábito de deixar de raciocinar.
O que se vê são pessoas retransmitindo ideias que não são suas, sem ao menos analisar o que estão curtindo ou compartilhando. Se olharmos apenas pelas redes sociais imaginamos que nosso país tem milhões de pessoas preocupadas com as desigualdades sociais, com a corrupção, com a miséria, com os animais, etc...
Uma prova desse tipo de comportamento é o twitter, um sistema no qual para manter os seguidores, o dono da conta precisa municiar seu perfil com textos curtos. E esse foi o problema do twitter, obrigar o usuário a ler uma lista de cumprimentos de todas as pessoas que você segue e precisar garimpar algo mais útil. Tanto é que desde alguns meses o uso dessa rede social está diminuindo, e deve ficar reduzida dentro de mais algum tempo, senão esquecida e ultrapassada.
Tudo porque, exceto os fãs de algum astro da música ou da TV, ninguém considera interessante a trivialidade dos outros. O problema do twitter é a pessoa ser obrigada a saber que seu seguido acordou, almoçou, foi dormir, está com febre, ou com diarréia.
Então o interesse diminui na medida em que as pessoas perceberam que ninguém tem algo interessante ou genial para falar o tempo todo, e que as vidas de seus ídolos e das outras pessoas, são tão ou mais medíocres que sua própria.
Fazem mais sucesso as redes sociais onde é possível vasculhar a vida alheia, e quem sabe, mostrar o melhor ângulo, tanto da sua imagem quando da sua personalidade, num ambiente onde estas podem ser maquiadas.
Da mesma forma, é mais simples compartilhar algo, às vezes, sem sentido, do que pensar por conta própria.
É onde a intenção não precisa ser transformada em ato, e onde nos revelamos como pessoas que têm consciência de que mundo consideramos ideal, mas onde o máximo de ação que tornamos efetiva é um click.
No fundo acredito que a participação nas redes sociais é um impulso natural do ser humano, de ampliar, nesse caso da forma mais fácil e prática, suas relações sociais.
Ocorre que o ser humano pode ser comparado a uma planta, cujos ramos se estendem e buscam novas experiências, novos contatos. Esses ramos crescem e secam, dando lugar a nova brotação.
Mas essa “planta” também tem raízes que precisam de um substrato para se fixar, e esse substrato é a vida real e diária, fertilizada pelas relações pessoais do nosso cotidiano com a família, colegas de trabalho ou de escola, com problemas, vivências e sonhos semelhantes. Um ambiente onde nos obrigamos a sermos nós mesmos, nos mostrando por completo e permitindo que os outros nos julguem pelas nossas legítimas qualidades e defeitos, sem censura a nossos piores ângulos.
É nesse mundo que nos revelamos, e onde podemos colocar em prática nossas ideologias, mas é também onde os ciclos se sucedem, e nem a mais avançada das tecnologias vai fazer mudar essa rotina, onde a humanidade age da mesma forma e mantém os mesmos comportamentos, geração após geração, pois no fundo ainda somos os mesmos, e a partir de algum momento, passamos a viver como nossos pais.
por: Ivanor Oliviecki.
Comente este post
Postado por
William Junior
às
08:57
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CONCORDO COM VOCÊ PLENAMENTE A TECNOLOGIA NÃO TEM FEITO MUITA COISA PELO SER HUMANO, E COMENTÁRIOS DENTRO DAS REDES SOCIAIS SÃO REALMENTE MUITO SEM SENTIDO, O SER HUMAN ESTÁ CARENTE REALMENTE DE RACIOCÍNIO E DE MOSTRAR REAL INTERESSE PELOS OUTROS, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E ESTOU TE LINKANDO AMIGO, SE PUDER ME LINKAR O MEU BLOG FICO AGRADECIDO, A CAIXA DO MEU BANNER ESTÁ EM MEU BLOG WWW.VARIEDADES1.COM, UM FORTE ABRAÇO E PARABÉNS PELO BLOG, É SHOW...
ResponderExcluir