sexta-feira, 2 de março de 2012

O Brasil que está mudado...e como está!!!



O Brasil, nosso altaneiro país, mudou, pelo menos em relação ao que se dizia há cinco décadas. Éramos o país do samba, carnaval e futebol. Aí migramos ao pagode, ao sertanejo e todos, ou quase, passamos a cantar da mesma forma, mesmo timbre de voz, mesmo gingado, mesmas roupas. O carnaval há muito deixou os salões e foi para a avenida, longe do povo. As escolas de samba de Rio e São Paulo são empresas para produto de exportação, mesmo quando financiadas por bicheiros.
Na Bahia e Recife armaram-se camarotes que separam os bem-bons da camarilha, a ponto de Caetano exclamar de um deles: “o povo na praça e nós aqui sem graça”. No Rio Grande há meia dúzia de cidades que faz um carnaval razoável e (cá entre nós) tu já viste algo mais sem graça que um gaúcho autêntico tentando pular carnaval? O cara ali sério, gessado.
O futebol mudou radicalmente. Ganhamos os campeonatos mundiais de 1958, 1962, 1970, 1994, 2002.

Quando não ganhamos, em 1978 e 1982 foi por “sacanagem” e em 1998 foi por causa do Pedro Bial, dizem. Passou o tempo de Pelé, Garrincha e companhia. Também o tempo de Romário, Rivaldo e do Gordo. Ao apostarmos no Ronaldinho passamos a não jogar mais nada e nossos ricos jogadores de futebol e que encontraram o eldorado financeiro além mar, nada têm em identificação conosco. Nas vitórias e derrotas exibem um olhar blasé, marmorizado e é possível, se usarmos o zoom, que captemos uma lágrima fortuita, se houver alguém da imprensa por perto, é claro. Ninguém respeita mais a nossa seleção, não temos time, garra e técnico. Não temos nem presidente da CBF; Temos um negociador.

Queremos realizar uma copa do mundo e nada temos, nem aeroportos, nem estádios de futebol, nem infraestrutura. Somos um país receptivo e cordial. Receptivo porque, graciosos, recebemos a escumalha fugitiva de outros países, aceitamos Ronald Biggs e Cesare Battisti como se não tivéssemos os nossos próprios meliantes. Cordiais porque tudo aceitamos.

Aceitamos corruptos, roubalheiras e descasos de autoridades em relação às prioridades sociais e às necessidades do povo.

Não temos saúde pública e a Segurança e “Educação mendigam” atrás de recursos tão difíceis para tais áreas e tão disponíveis para a compra de políticos na desculpa eterna de garantir a “governabilidade”.

O programa de TV aberta que tem maior audiência é aquele dos rapazes e moças desnudas seguindo a manipulação que contemple os índices de audiência. A gente é cordial e aceita tudo isso porque é assim mesmo. Nunca antes na história desse país aceitamos tanto. Quando os militares não deixavam a gente falar havia, ao menos, uma desculpa.
Há alguns anos fazíamos graça e paródias para rirmos de nós mesmos. É que o Brasil tinha um futuro. Dizem que ainda temos um futuro. Aquilo tudo era passageiro. Fazer graça era para passar o tempo.

Juca Chaves, o menestrel maldito, querendo zoar com o Presidente Médici disse certa vez que para estimar o tamanho de um asno “mede-se da cabeça aos pés”. A gente ria, só que agora nada tem m
Linkais graça, nem o futebol e nem o carnaval. O brasileiro sempre foi conhecido pelo seu “jeitinho”, pela sua bazófia. O herói apresentado ao mundo era Macunaíma, o sem caráter e gostava de levar vantagem em tudo certo?

O Brasil é um país gigante pela própria natureza. Bem que a gente podia ir pensando, mesmo nos intervalos de Fina Estampa, em transformá-lo em uma nação. Ou, não.

por Jorge Anunciação.

Comente este artigo, participe....

3 comentários:

  1. Falou tudo o que eu gostaria de dizer. O Brasil está perdendo sua identidade pois a mídia e os políticos manipulam tudo. A nossa cultura está deturpada por esta corja que manipulam até sentimenso. Já não conseguimos ficar irritados ou horrorizados com a corrupção, com a péssima qualidade dos serviços essenciais como saúde, educação e segurança. O que dizer da violência que cresce assustadoramente?

    ResponderExcluir
  2. Estou a alguns meses na Suécia, e estou vendo como nosso país peca em muitas coisas, saúde, educacão.
    eu cheguei ouvir de uma pessoa que é incrivel como um pais como o nosso, as escolas publicas não ensinam mais de 2 linguas alem da nossa. fiquei com vergonha! pois os brasileiros mau sabem falar o português, ainda mais outras linguas. (pensando em geral) quando estudei aprendi muito mau o inglês básico.
    e na epoca de carnaval o brasil é tirado com o pais da bagunca, que coisa feia.
    nosso pais realmente não tem identidade.

    ResponderExcluir
  3. Artigo impecável. Resume tudo que penso a respeito do Brasil hoje: um país lindo, com uma população carente de conhecimento e estudo, que acha que tudo está melhor do que nunca.

    ResponderExcluir