terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Finanças: 13 dicas para seu bolso não "sambar" no carnaval



Planejamento e atenção são fundamentais para evitar contratempos e não cair em roubadas

Mais um carnaval está chegando. Mais um período de festas, desfiles, 4 dias de "descanso" (muita gente vai dar duro trabalhando) e claro, alguma música "chiclete" que vai tocar a cada 5 minutos nas rádios ou nos programas de TV. Mas mesmo com esses aparelhos desligados, não se preocupe. Um a cada entre três carros que estiverem nas ruas vão lhe lembrar desse sucesso. Eu até gosto do carnaval, mas infelizmente, parece que o Brasil só "engata a segunda" depois dessa época.
Voltando ao assunto, são 4 dias (oficiais, fora os carnavais fora de época) de muita folia, roupas leves, muita animação e é necessário ter muitos cuidados com o bolso, para evitar uma "ressaca financeira" na quarta-feira de cinzas. Seguem algumas dicas para os pierrôs e colombinas.

1) Se for viajar, procure saber bem o lugar onde vai ficar para evitar problemas como a falta de bancos para sacar dinheiro, supermercados, se os estabelecimentos aceitam cartão de crédito ou débito. Toda informação é bem-vinda para evitar aborrecimentos.

2) Se for ficar em hotel ou pousada, veja se oferecem serviços de guarda-volumes e cofres nos quartos, mas mesmo assim, procure levar malas com cadeado.

3) Não confie em caixas eletrônicos em épocas de folia. Muitos podem estar com problemas de abastecimento ou até mesmo desligados para evitar atos de vandalismo. Leve o dinheiro "de casa", mas um lugar seguro para guardá-lo onde ficar hospedado. Vale mais ainda o conselho da mala com cadeado.
4) Faça uma relação de roupas que está levando e confira, se for possível, todos os dias. Muitos grandes furtos começam com pequenas ações, para verificar o grau de atenção do folião.

5) Evite "dar bandeira" ao sair para festejar na rua. Evite grandes volumes, mesmo que não sejam de dinheiro, que possam chamar a atenção. Leve um documento, de preferência, em um bolso separado com botão ou zíper, o qual você tenha a certeza que não vai mexer, apenas em caso de emergência. Muitas pessoas perdem documentos por guardá-los junto com o dinheiro. Na hora de comprar alguma coisa, ele cai no chão sem perceber.

6) Cuidado com as clonagens de cartões. Procure guardar todos os comprovantes de compras, e assim que voltar para sua casa, puxe um extrato da sua conta para comprovar os gastos realizados. Procure ir com apenas um cartão e concentre suas compras nele. Preste bastante atenção na hora de digitar suas senhas.

7) Faça um planejamento antes de viajar. Lembre-se que as contas estão lhe esperando na volta do feriado, de braços abertos.

8) Leve os números do cartão de crédito e de débito em separados, assim como o telefone das administradoras. Deu por falta do cartão, cancele ele na hora. Se depois achar em algum canto, paciência. Basta apenas pedir outro para a administradora.

9) Evite ajuda de estranhos, principalmente em caixas eletrônicos ou mesmo na rua. Parece tolice um conselho desses, mas na hora da animação surgem muitos "camaradas" que pode lhe dar dor de cabeça depois.

10) Se você gosta daquele relógio, daquela correntinha que tem um significado especial para você, faça um favor e deixe eles em casa. Se houver perdas com roubos no carnaval, que sejam os menores possíveis.

11) Não ande com todas as fontes de dinheiro em um único lugar. Procure diversificar.

12) Se for levar o celular, que tal um modelo mais simples, que não chame a atenção?

13) Cuide-se, descanse, brinque.

Antonio De Julio.

Comente este post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário