terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Deveres humanos


Em época em que se fala tanto em direitos humanos, muitas vezes esquecemos dos deveres humanos. 

 Sabemos que quem cumpre bem os deveres, garante os direitos. Por isso, é preciso que especialmente os pais, desde cedo, eduquem os filhos no cumprimento de tarefas que despertem o senso da responsabilidade, pois é assim que se vive a solidariedade, o respeito mútuo, a colaboração, o trabalho de equipe etc.
Isso começa em casa. Todos os melhores valores sociais e humanos nascem dessa consciência do cumprimento do dever.
 Nesse sentido, o adolescente e o jovem devem crescer sabendo que para desenvolver seu potencial pessoal e profissional e conseguir ser bem-sucedido terá que estudar e trabalhar, estudando com afinco e trabalhando com dedicação para vencer.
Muitos pais, no entanto, têm encontrado dificuldade para isso. Em meio aos apelos do individualismo, do hedonismo e do consumismo, acabam se dispersando na falta de tempo, no corre-corre do dia a dia, sem dar a devida atenção à formação adequada de seus filhos, que, muitas vezes, ficam jogados quase o dia todo na televisão e agora mais ainda na internet, sem acompanhamento.
Dessa forma, a educação de muitos fica deficitária em relação aos valores; daí a dificuldade dos adolescentes e jovens se concentrarem nos estudos, nas tarefas e nos trabalhos escolares, nas leituras etc., porque falta disciplina.
 É preciso, portanto, que pais e professores prestem atenção nisso, e comecem a mudar, exigindo mais dos filhos e alunos, para que haja o melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem.
Para isso a escola deve retomar o sentido cívico e ético em sua grade curricular, como complemento evidentemente ao que é missão da família na formação dos valores.
Família e escola devem se somar nessa missão educacional, porque sem deveres humanos, não há direitos humanos. Esse é o grande ensinamento que todo filho e aluno deve apreender.
É assim que teremos pessoas de bem e cidadãos conscientes na nossa sociedade, cumprindo primeiros as suas responsabilidades.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário