segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Reescrita: identificação e satisfação




Pensar que os alunos irão se interessar por todos os gêneros textuais e obras literárias que o professor tentar inserir na sala de aula é uma doce ilusão, pois sabe-se que cada dia mais os alunos mostram-se opinativos e participativos em ralação à leituras e atividades de aula.
A iniciativa de Jandira Stand, professora da EMEF Humberto de Campos, em São Paulo, foi aceita de forma surpreendente, exatamente pela maneira como ela resolveu trabalhar com seus alunos o gênero textual fábula. 
O trabalho da professora Jandira consiste em fazer com que o aluno reescreva uma fábula, com a intenção de que o mesmo entenda melhor o desenrolar da história e o gênero textual com que estão trabalhando.
O método da reescrita utilizado pela professora é o que falta em grande parte dos docentes que tenta trabalhar com obras clássicas no Ensino Médio, pois ainda hoje alguns deles pensam que trabalhar com o cânone é exigir dos alunos análises críticas dessas obras.
 Os alunos de Ensino Médio que, na maioria das vezes, não estão prontos para isso, todavia submetem-se a fazer a árdua tarefa de analisar a obra exigida porque “necessitam” passar de ano.
Sendo assim, tem-se uma ideia do por que os alunos acabam rejeitando os clássicos e, muitas vezes, qualquer outra obra. Segundo Furtado, “etapas devem ser seguidas para a aproximação de uma obra clássica o aluno, e que qualquer salto dessa aproximação gradual à leitura dos clássicos pode deixar como sequela uma rejeição prévia a toda sugestão de leitura de textos literários não contemporâneos”.
Pensando assim, trabalhar com a reescrita é dar a oportunidade do aluno ler um texto clássico ao seu tempo, fazer suas diversas leituras e interpretações e, assim, expressá-las, relacionado com a sua realidade, seu ponto de vista e os aspectos que lhe parecem importantes; isso faz com que o aluno absorva, sinta o clássico, pois deste modo possuirá tempo para pensar sobre o que foi lido, e reconhecer-se – identificar-se na obra, e será esse tempo de reescrita e reflexão que poderá fazer com que o aluno sinta satisfação de reescrever algo tão importante para literatura.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário