segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A gamificação aplicada à aprendizagem




A gamificação é um conceito cada vez mais explorado, mas em que consiste concretamente esta técnica? A gamificação busca basicamente aplicar a lógica da mecânica dos videogames ao campo educacional. Desta forma, as habilidades ou disciplinas a serem ensinadas são apresentadas como fases a serem superadas, obtendo pontos e até montando tabelas de classificação dos participantes. Algo como transformar o aprendizado em um jogo.
Nosso sistema de ensino se baseia na formação de indivíduos produtivos, brincando com as regras do mundo real, no entanto, não é assim com todo o tipo de conteúdo. Por exemplo, aprender História da Arte não tem uma aplicação imediata, já que não vamos construir um templo grego ou uma coluna dórica, de modo que não obtemos uma gratificação imediata, que às vezes gera um desapego. No entanto, as regras internas de um jogo não têm em mente a atividade produtiva; os pontos são obtidos e o progresso é feito seguindo uma lógica mecânica que acaba quando o jogo termina. Ou seja, é uma situação em que é possível cometer erros para buscar melhorar depois, sem o medo ou a tensão de saber que a falha pode ter graves consequências.
A lógica interna de um jogo também é construída por meio de uma narrativa, que organiza as informações de maneira simples e lógica. Uma história fictícia é criada com problemas objetivos que incorporam, ao mesmo tempo, os elementos fundamentais da habilidade ou disciplina que se pretende ensinar. O que está em foco é a familiaridade dos alunos com conceitos, habilidades ou histórias para, assim, facilitar a introdução ao assunto mais profundo da disciplina e fazê-lo com um interesse maior.
Além disso, a apresentação desse tipo de atividade no processo de aprendizagem não é apenas uma forma de provocar interesse de maneira momentânea, mas também incentiva a continuidade do aprendizado. Quando os dados são recebidos de maneira impessoal e não são imediatamente aplicáveis, os alunos vêem isso como um procedimento que deve ser superado para ser aprovado nas provas ou exames, nada mais.
A gamificação, naturalmente, é um método que não substitui o ensino tradicional ou a figura de instrutores e professores, mas é um complemento que está fornecendo ótimos resultados. É, sem dúvida, uma boa maneira de abordar um conhecimento que queremos aprender sem ter que entrar totalmente em conteúdos que ainda não compreendemos e cuja dificuldade pode gerar apatia.
Essa técnica, além de já ter sido aplicada em escolas com bons resultados e ter revolucionado o aprendizado digital, também chamado de Educação a Distância (EaD) ou e-learning, deve chegar até a formação nas empresas. De fato, de acordo com um estudo da Udemy sobre treinamento no ambiente profissional, 3 dos 10 chefes de departamentos de treinamento planejam incorporar essa técnica em programas de treinamento para seus trabalhadores ao longo dos próximos anos. Você estará preparado?

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