domingo, 25 de junho de 2017

Acredite nas pessoas

Pes­so­as fir­mes... Ver­da­dei­ras, tran­spa­ren­tes, ami­gas, in­gê­nuas...



Sem­pre pro­cu­ro acre­di­tar nas pes­so­as. É meu es­ti­lo de vi­da. Às ve­zes me de­cep­cio­no? Sim. Mas não dei­xo de acre­di­tar, por is­to ini­cio es­te ar­ti­go 332, em 24 de ju­nho, com o tex­to de Lu­is Fer­nan­do Ve­rís­si­mo, in­ti­tu­la­do, “Acre­di­te”.
“Acre­di­te nas pes­so­as… Na­que­las que pos­su­em al­go mais… Aque­las que, às ve­zes, a gen­te con­fun­de com an­jos e ou­tras di­vin­da­des… Di­go da­que­las pes­so­as que exis­tem em nos­sas vi­das e en­chem nos­so es­pa­ço com pe­que­nas ale­gri­as e gran­des ati­tu­des… Fa­lo da­que­las que te olham nos olhos quan­do pre­ci­sam ser ver­da­dei­ras, te­cen­do elo­gi­os, que pe­dem des­cul­pas com a sim­pli­ci­da­de de uma cri­an­ça…
Pes­so­as fir­mes… Ver­da­dei­ras, tran­spa­ren­tes, ami­gas, in­gê­nuas… Que com um sor­ri­so, um bei­jo, um abra­ço, uma pa­la­vra te faz fe­liz… Aque­las que er­ram… Acer­tam… Não tem ver­go­nha de di­zer não sei… aque­las que so­nham… aque­las ami­gas… aque­las que pas­sam pe­la vi­da dei­xan­do sua mar­ca, sa­u­da­des, aque­las que fa­zem a di­fe­ren­ça… Aque­las que vi­vem in­ten­sa­men­te um gran­de amor… des­co­nhe­ci­do”
Lu­is Fer­nan­do Ve­rís­si­mo é um es­cri­tor, hu­mo­ris­ta, car­tu­nis­ta, tra­du­tor, ro­tei­ris­ta de te­le­vi­são, au­tor de te­a­tro, ro­man­cis­ta com mais de 60 tí­tu­los pu­bli­ca­dos, é um dos mais po­pu­la­res es­cri­to­res bra­si­lei­ros con­tem­po­râ­ne­os. Fi­lho do tam­bém es­cri­tor, Éri­co Ve­rís­si­mo. Nas­ceu em 26 de se­tem­bro de 1936, em Por­to Ale­gre.
Fi­cou co­nhe­ci­do pe­las crô­ni­cas de hu­mor pu­bli­ca­das em di­ver­sos jor­nais. A lin­gua­gem sim­ples e in­te­li­gen­te é mar­ca­da em sua obra, que cos­tu­ma uti­li­zar a iro­nia pa­ra tra­tar de te­mas de­li­ca­dos.
Per­ce­be-se na lin­gua­gem do es­cri­tor o uso de um tom co­lo­qui­al e ele­gan­te. Lu­ís Fer­nan­do co­lo­ca em su­as crô­ni­cas per­so­na­gens que re­pre­sen­tam a re­a­li­da­de bra­si­lei­ra, usan­do es­sas cri­a­ções co­mo for­ma de iro­ni­zar ques­tões so­ci­ais e po­lí­ti­cas. Des­sa ma­nei­ra, faz uma crí­ti­ca ve­la­da e car­re­ga­da de hu­mor. São gran­des su­ces­sos do es­cri­tor: “Co­mé­dias da Vi­da Pri­va­da”, “Ed Mort e ou­tras his­tó­ri­as” e “As Men­ti­ras que os Ho­mens Con­tam”.
Em 1981, o li­vro “O Ana­lis­ta de Ba­gé”, lan­ça­do na Fei­ra do Li­vro de Por­to Ale­gre, es­go­tou sua pri­mei­ra edi­ção em dois di­as, tor­nan­do-se fe­nô­me­no de ven­das em to­do o pa­ís. O per­so­na­gem, é um psi­ca­na­lis­ta de for­ma­ção freu­di­a­na or­to­do­xa, mas com o so­ta­que, o lin­gua­jar e os cos­tu­mes tí­pi­cos da fron­tei­ra do Rio Gran­de do Sul com o Uru­gu­ai e a Ar­gen­ti­na. Ve­rís­si­mo con­so­li­dou-se co­mo um fe­nô­me­no de po­pu­la­ri­da­de ra­ro en­tre es­cri­to­res bra­si­lei­ros, man­ten­do co­lu­nas se­ma­nais em vá­rios jor­nais e lan­çan­do pe­lo me­nos um li­vro por ano, sem­pre nas lis­tas dos mais ven­di­dos, além de es­cre­ver pa­ra pro­gra­mas de hu­mor. Con­sa­grou-se co­mo um dos mai­o­res es­cri­to­res bra­si­lei­ros con­tem­po­râ­ne­os, ten­do ven­di­do ao to­do mais de 5 mi­lhões de exem­pla­res de seus li­vros.
Já an­te­ci­pan­do fé­rias es­co­la­res, tem­po­ra­das no rio Ara­gu­aia e em prai­as, fa­ço uma ho­me­na­gem a Lu­is Fer­nan­do Ve­rís­si­mo e pro­cu­ro tor­nar a sua lei­tu­ra mui­to le­ve, des­con­tra­í­da, pa­ra que es­tes tem­pos de vi­o­lên­cia, cor­rup­ção e ou­tras mui­tas pre­o­cu­pa­ções. Que aqui es­te­ja pre­sen­te a ale­gria e a gra­ça de dois de seus es­cri­tos. No pri­mei­ro, um ca­sa­men­to que du­ra e o se­gun­do, “Bo­le­tim Es­co­lar”.
“Mi­nha mu­lher e eu te­mos o se­gre­do pa­ra fa­zer um ca­sa­men­to du­rar:
Du­as ve­zes por se­ma­na, va­mos a um óti­mo res­tau­ran­te, com uma co­mi­da gos­to­sa, uma boa be­bi­da e um bom com­pa­nhei­ris­mo. Ela vai às ter­ças-fei­ras e eu, às quin­tas.  Nós tam­bém dor­mi­mos em ca­mas se­pa­ra­das: a de­la é em For­ta­le­za e a mi­nha, em São Pau­lo.
Eu le­vo mi­nha mu­lher a to­dos os lu­ga­res, mas ela sem­pre acha o ca­mi­nho de vol­ta. Per­gun­tei a ela on­de gos­ta­ria de ir no nos­so ani­ver­sá­rio de ca­sa­men­to, “em al­gum lu­gar que eu não te­nha ido há mui­to tem­po!” ela dis­se. En­tão, su­ge­ri a co­zi­nha.
Nós sem­pre an­da­mos de mãos da­das… Se eu sol­tar, ela vai às com­pras! Ela tem um li­qui­di­fi­ca­dor, uma tor­ra­dei­ra e uma má­qui­na de fa­zer pão, tu­do elé­tri­co. En­tão, ela dis­se: nós te­mos mui­tos apa­re­lhos, mas não te­mos lu­gar pra sen­tar”. Daí, com­prei pra ela uma ca­dei­ra elé­tri­ca.
Lem­brem-se: o ca­sa­men­to é a cau­sa nú­me­ro 1 pa­ra o di­vór­cio. Es­ta­tis­ti­ca­men­te, 100 % dos di­vór­cios co­me­çam com o ca­sa­men­to. Eu me ca­sei com a “se­nho­ra cer­ta”. Só não sa­bia que o pri­mei­ro no­me de­la era “sem­pre”. Já faz 18 mes­es que não fa­lo com mi­nha es­po­sa. É que não gos­to de in­ter­rom­pê-la. Mas, te­nho que ad­mi­tir: a nos­sa úl­ti­ma bri­ga foi cul­pa mi­nha.
Ela per­gun­tou: “O que tem na TV?” E eu dis­se: “Po­ei­ra”.
O se­gun­do.
“Uma ga­ro­ta ti­nha que en­tre­gar o bo­le­tim es­co­lar de­la pa­ra os seus pa­is e, as no­tas ali, não eram as no­tas do so­nho de ne­nhu­ma mãe, mui­to me­nos de ne­nhum pai. Ela usou a cri­a­ti­vi­da­de pa­ra con­tar es­sa ma­ra­vi­lho­sa no­tí­cia.
Oi pa­pai! Oi ma­mãe!
É com o co­ra­ção par­ti­do, mas mui­to fe­liz da vi­da que eu di­go pa­ra vo­cês que eu sai fo­ra com o Du­du, ele é o ho­mem da mi­nha vi­da. Ele é tu­do de bom.
Es­tou ab­so­lu­ta­men­te fas­ci­na­da com as su­as ta­tu­a­gens, com aque­le ca­be­lo moi­ca­no, com aque­les fer­ros e pi­er­cings que ele co­lo­ca na­que­le cor­pi­nho ma­ra­vi­lho­so. En­tre­tan­to, te­nho que lhes con­tar que não é só is­so. O Dou­glas, aque­le me­ni­no que vo­cês não gos­tam de­le de jei­to ne­nhum, es­tá com a gen­te. Por­tan­to não se pre­o­cu­pem co­mi­go. Já te­nho 15 anos e sei mui­to bem me vi­rar so­zi­nha tá.
Com amor e ca­ri­nho da sua que­ri­da fi­lhi­nha. Ah! Pai, mãe, is­so é só uma brin­ca­dei­ri­nha viu! Es­tou na ca­sa da Ma­ri­a­na, só que­ria mos­trar pa­ra vo­cês que há coi­sas bem pi­o­res na vi­da que es­tas no­tas que es­tão aí no bo­le­tim. Não se es­tres­sem Ok!. No ano que vem eu me re­cu­pe­ro. Bei­ji­nhos!
Res­pos­ta dos pa­is: Que­ri­da fi­lhi­nha, quan­do a sua mãe leu a sua ca­ri­nho­sa car­ti­nha, ela pas­sou mui­to mal e foi pa­rar no pron­to so­cor­ro. Ime­di­a­ta­men­te vo­cê foi re­ti­ra­da do nos­so tes­ta­men­to e sua par­te da he­ran­ça se­rá do seu ir­mão. To­das as coi­sas do seu quar­to fo­ram do­a­das pa­ra o pes­so­al do or­fa­na­to, can­ce­la­mos o seu ce­lu­lar e o seu car­tão de cré­di­to. To­dos os seus Cd’s do NX0, do Jus­tin Bi­e­ber, do Res­tart, do Ci­ne, do Jo­nas Bro­thers, do Fi­uk e do Lu­an San­ta­na, nós do­a­mos pa­ra a Ka­ri­na do se­gun­do an­dar, aque­la mes­ma ga­ro­ta que vo­cê acha in­su­por­tá­vel. Lem­bra, ela é aque­la ga­ro­ta su­per le­gal que no ano pas­sa­do rou­bou o Ra­fi­nha, aque­le seu na­mo­ra­do ga­ti­nho que até ho­je vo­cê não es­que­ce. Po­de ir ar­ru­man­do um bom em­pre­go por­que di­nhei­ro da­qui de ca­sa nem em so­nho viu. En­fim, es­pe­ro que vo­cê se­ja mui­to fe­liz na sua no­va vi­da.
No­ta! Fi­lha que­ri­da, cla­ro que tu­do is­so não pas­sa de uma brin­ca­dei­ri­nha da nos­sa par­te. A sua mãe es­tá aqui co­mi­go as­sis­tin­do Eu a Pa­troa e as Cri­an­ças e tu­do es­tá bem.
Só que­rí­a­mos lhe mos­trar que há coi­sa bem pi­o­res do que pas­sar as pró­xi­mas cin­co se­ma­nas sem sa­ir de ca­sa, sem ce­lu­lar, sem In­ter­net, sem ví­deo ga­me, sem te­le­vi­são e, prin­ci­pal­men­te, sem ir à ca­sa da Ca­mi­la. Tu­do is­so por cau­sa des­sas no­tas ri­dí­cu­las e, des­sa brin­ca­dei­ra idi­o­ta que vo­cê fez com a gen­te”.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário