sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pesquisa revela que 44% dos brasileiros não têm o hábito da leitura


Estudo também aponta que 30% dos entrevistados afirmaram nunca ter comprado um livro na vida.

A pesquisa aponta que em média o brasileiro lê 4,96 livros por ano.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, revela que o número de leitores no Brasil aumentou em 6% entre 2011 e 2015. 

Apesar da ligeira melhora, a quantidade de brasileiros que não lê representa 44% da população do país.

A pesquisa também aponta que em média o brasileiro lê 4,96 livros por ano, sendo 0,94 deles indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. O índice aponta que do total desses livros lidos, 2,43 foram lidos por inteiro e 2,53 não foram terminados. O índice de 2011 era de quatro livros lidos por ano.

Para realizar a pesquisa, o Ibope entrevistou 5.012 pessoas, sendo elas alfabetizadas ou não, utilizando a mesma amostra da última pesquisa. De acordo com o Ibope, essa amostra representa 93% da população brasileira.

Um dado considerado preocupante é em relação à quantidade de pessoas que compraram livros. O estudo aponta que 30% dos entrevistados afirmaram que nunca compraram um livro.

O Ibope, no entanto, considerou apenas como leitor aquele que leu, por inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. 

Desse modo, aquele que declarou não ter lido nos últimos três meses é considerado não-leitor, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

Apesar de a quantidade de homens que declarou ter lido nos últimos três meses ter subido de 44%, em 2011, para 52%, em 2015, as mulheres continuam sendo as que mais leem no país – 59% são leitoras.

 A Bíblia foi o livro preferido dos entrevistados, aparecendo no topo da lista dos mais lidos, últimos livros lidos e livros mais marcantes.

Fontes: 

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário