terça-feira, 24 de maio de 2016

O que significa um alimento ‘saudável’?


Há pouco consenso em relação ao seu significado devido à pesquisa sobre nutrição extensa demais e com falhas.


Na semana passada a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos comunicou que iria reconsiderar sua definição de alimento “saudável”. A reação da FDA é resultado de uma petição da KIND, uma empresa que a FDA proibira de usar a palavra “saudável” nas embalagens dos produtos de suas lanchonetes.

A KIND a retirou de seus pacotes, mas disse que a definição do conceito do que faz bem à saúde da FDA era absurdo. O órgão governamental de controle de alimentos e medicamentos dos EUA não só deu permissão à KIND de recolocar a palavra nas embalagens de seus produtos, como também anunciou que iria reexaminar suas regras.

Então, o que significa a palavra saudável?

Há pouco consenso em relação ao seu significado devido à pesquisa sobre nutrição extensa demais e com falhas. No conceito básico da medicina a definição é obtida por meio de um teste clínico controlado e aleatório, que serve de parâmetro para outros testes.
Na nutrição, os pesquisadores gostam de acompanhar os efeitos das dietas prolongadas e, por esse motivo, muitos estudos baseiam-se na observação. Com frequência, eles usam questionários em suas pesquisas de avaliação alimentar.

 Mas as informações obtidas são imprecisas, porque algumas pessoas não se lembram com precisão o que comeram; outras fingem que têm hábitos alimentares saudáveis.

O combate aos alimentos com alto teor de gordura foi o maior fracasso dos nutricionistas. Em 1980, o governo dos EUA publicou suas primeiras “orientações alimentares”, nas quais recomendava que os americanos comessem menos carne vermelha e manteiga.

No entanto, algumas pesquisas recentes indicaram que a gordura não era responsável por uma série de doenças atribuídas ao consumo de determinados alimentos.

 Em 2014, uma metanálise abrangente revelou que não havia relação entre o hábito de comer gorduras saturadas e a incidência de doenças cardíacas. Mas na opinião de alguns críticos as pesquisas recentes ignoraram os benefícios de uma dieta que inclui peixe e óleos vegetais na alimentação diária, e que os fundamentos das metanálises que incorporam resultados de diferentes estudos contêm erros.

Então, o que as pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável deveriam comer? Em primeiro lugar, é preciso evitar bebidas e alimentos sem valor nutritivo, como refrigerantes e doces.

Os alimentos naturais como carne e frutas, como a maçã, um ótimo exemplo de uma fruta saudável, são escolhas melhores do que os alimentos processados, como biscoitos e sucos de maçã artificiais. Em geral, os pesquisadores especializados em alimentação e nutrição recomendam o bom senso, ou seja, as pessoas devem comer o que gostam, mas com moderação.

Fontes: 

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário