segunda-feira, 2 de maio de 2016

Conheça a origem e o significado dos emojis


Uma pesquisa deu origem a uma emojipedia, um tipo de enciclopédia com os significados do Emoji e desde quando eles existem

As famosas carinhas e símbolos que ajudam a expressar os sentimentos nas telinhas do smartphone viraram objeto de estudo do desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge no ano de 2013.

A pesquisa deu origem a uma emojipedia, um tipo de enciclopédia com os significados do Emoji e desde quando eles existem. Os emojis surgiram na década de 1990 no Japão.

Os emojis são usados por milhares de pessoas  e são padronizados de acordo com a organização Unicode Consortium, porém não está entre suas responsabilidades definir os significados dos símbolos, apenas definir o nome de cada emoji.

Porém, a pesquisa de Burge ajudou a dar significados dos símbolos e disseminá-los pelo mundo.

Confira algumas das descobertas do estudo de Burge: 

Tristeza?


Apesar de ser geralmente usado como símbolo de tristeza ou choro. Porém esse emoji representa uma cara de sono.  De acordo com a Emojipedia, a  gota que sai dela significa  uma baba.

As coelhinhas

No Japão, as mulheres com orelhas de coelhos são sinônimo de sensualidade.

Também podem ser vistas como um Kemonomimi,que na cultura japonesa é definido como um humano com características animais.
o emoji é geralmente usado para expressar alegria ou diversão entre meninas ou grupos de amigas.

Fezes


Segundo a Emojipedia, o emoji em forma de fezes é usado geralmente para indicar reprovação a algo comentado ou postado. Porém, na cultura japonesa o  símbolo significa boa sorte.

Flor branca

A obra de arte da Apple contém texto em japonês no interior que se traduz para significar "bem cozido" ou "Você fez muito bem". Isto é usado por professores no Japão como um selo sobre o trabalho da escola, que é de alto padrão, muitas vezes acompanhado por uma nota  escrita em vermelho.

Os três macacos
Esses emojis  foram  inspirados nas esculturas de um templo xintoísta no Japão.
Apesar de não atribuir nenhum significado a eles, a Unicode Consortium incluiu o provérbio japonês “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal” no nome oficial desses emojis: “See-no-evil-monkey”, “Hear-no-evil-monkey” e “Speak-no-evil-monkey” (“O macaco que não vê o mal”, “O macaco que não ouve o mal” e “O macaco que não fala o mal”, em tradução livre).

Cara sorrindo com os corações nos olhos

Significa  "Eu te amo"

A Smiling Face Com Heart-Shaped Olhos emoji foi aprovado como parte do Unicode 6.0 em 2010. Copie e cole este emoji usando o campo de texto abaixo:

Sorrindo e bochechas rosadas

Felicidade por estar entre os melhores amigos; feliz por estar com alguém que você está em contato freqüente.

Código
Quando se amplia a imagem desse emoji é possível ver o código UM242. A chave original foi criada pela empresa Herman Miller.
Data importante
O emoji  faz referência a data 17 de julho, que coincide com o dia em que Steve Jobs apresentou o aplicativo exclusivo de calendário para Macs, o iCal, na MacWorldExpo de 2002.

A mensagem do livro: 'Isto é para os loucos'


“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo”.  Essa é frase que segundo Burgue diz está no emoji  do livro aberto. Essas palavras são da campanha de publicidade da Apple Think Different (“Pense diferente”, em tradução livre), lançada no fim dos anos 90.

Mãos juntas


As mãos juntas são frequentemente usadas como um símbolo de oração. Na cultura japonesa, esse emoji é usado para pedir desculpas ou agradecer.

O grito


Esse emoji foi inspirado no quadro “o grito” de Edvard Munch. O emoji existe desde 2010.

Ogro e duendes japoneses



Os emojis são inspirados em criaturas fantásticas da cultura japonesa. 

Segundo a Unicode, o emoji vermelho com dentes separados, chifres e cabelo desarrumado se chama ogro japonês. Ele representa um ogro chamado Namahage. Segundo a lenda afirma que o ogro sai para buscar crianças que tenham se comportado mal e também para afugentar os espíritos malignos das casas. 

A máscara vermelha com sobrancelhas grossas e expressão assustadora é um duende japonês, segundo informações da Unicode.


Diferença entre Emoji e Emoticon

Emoji significa os símbolos mais elaborados e usados especificamente em smartphones e os emoticon são os símbolos usados a partir dos computadores. Um emoticon é uma representação gráfica de uma emoção feita através dos caracteres que você tem à disposição em seu teclado do computador.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário