terça-feira, 5 de abril de 2016

Saiba por que sentimos mais sono nos dias chuvosos.


Em uma entrevista, o médico Sergio Tadeu disse que existem dois fatores que ajudam a pessoa ter o sono mais intenso nos dias chuvosos.


A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono. Em dias chuvosos, como é reduzida a luminosidade, a melanina é produzida em excesso.
Com isso o sono fica mais intenso. Em entrevista, o médico otorrinolaringologista especializado em distúrbio do sono, Sergio Tadeu Almeida Pereira, disse que esse é um fator preponderante para ficar até tarde na cama nesses períodos chuvosos.
“Existem dois fatores que ajudam nessa tese. A primeira é a luminosidade reduzida que ajuda na produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro que ajuda a pegar no sono”, conta.
 “A segunda é a temperatura baixa que inicia a sonolência por se tratar de um clima agradável”, ressalta.
Segundo o Sergio, dormir mais que o habitual em dias chuvosos pode acarretar insônia. “Se você dormir além do que deveria você pode ficar com insônia à noite”, comenta.
 “A necessidade de sono é individual, mas o grande problema é não conseguir dormir à noite”, ressalta Tadeu.
Tirar proveito e dormir além da conta pelo dia não é o recomendado. “Dormir pelo dia e esticar isso não recomendo”, finaliza o doutor Sergio.
Então vamos dormir moderadamente nos dias chuvosos é o essencial.
Comente este artigo.

Um comentário:

  1. No primeiro parágrafo vocês trocaram melatonina por melanina que de longe não é a mesma coisa. Melatonina = hormônio. Melanina = pigmento.

    ResponderExcluir