quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Respeito e sintonia são fundamentais


Nas boas relações entre os poderes

No início desta semana aconteceu a abertura do ano legislativo quando a Câmara Municipal volta à ativa após recesso de fim de ano. É um momento importante para o Poder Legislativo e, consequentemente, para toda a cidade, uma vez que se retomam os trabalhos e os debates e análises sobre grandes temas de interesse coletivo. É através da agenda legislativa que também é ditado o ritmo do desenvolvimento municipal, bem como o atendimento de demandas estratégicas da população.
Tivemos a oportunidade que nos reunir com grande parte dos vereadores em um encontro de trabalho na última segunda-feira. O objetivo é traçarmos compromissos em comum cujos interesses se somam à expectativa da população em ser ouvida e atendida no que tange nosso trabalho frente ao Executivo e no que depende diretamente das ações dos 21 representantes populares naquela Casa.
É fundamental sempre reiterarmos o nosso respeito ao Poder Legislativo sob a forma de compreender os limites que visam a preservar a sua independência. Uma democracia se faz com liberdade de escolhas e respeito às divergências. A premissa legislativa é desenvolver novas leis e buscar a inclusão no cotidiano de uma cidade de demandas da população. Outra atribuição versa sobre a fiscalização e a garantia da ordem pública democrática.
Quanto a este quesito, nos ausentamos de qualquer sorte de ingerência ou debate, afinal, é um tema exclusivo dos parlamentares. Desta forma, o objetivo de nosso encontro é reforçar a sintonia independente de cores partidárias ou vontades pessoais em prol da continuidade de um projeto e uma parceria que vem resultando em bons, concretos e resultados. 
Um dos compromissos é que a agenda legislativa e executiva não sejam comprometidas com a agenda partidária e pessoal dos vereadores durante a corrida eleitoral. Não podemos comprometer o bom andamento de nossos projetos por força de campanhas e demais compromissos. Esta diferenciação é, inclusive, parte integrante deste grupo ideologicamente heterogêneo, mas bastante focado quando o assunto é a criação de bons projetos para o município.
Outro desafio para o ano de 2016 é a votação do Plano Diretor Participativo. Fruto de uma intensa relação aberta com segmentos organizados da população e num processo onde todos tiveram vez e voz para se manifestar, apostamos também na continuidade deste diálogo profícuo com os vereadores para darmos este estratégico passo em direção ao futuro e às adequações tão necessárias para elevarmos nosso potencial de crescimento. O consenso produtivo é o objetivo final para mais esta conquista.
Portanto, com respeito à independência dos poderes e à autonomia política de cada vereador podemos afirmar que Câmara e Gabinete Municipal são parceiros pelo desenvolvimento em nome de um projeto que vem mudando a cara da cidade e colocando o município no topo de rankings positivos importantes para o Brasil. E nos empenharemos para que continue assim em 2016. Ser vereador em uma cidade, é isso aí!
Comente este artigo.

Um comentário: