segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Quero ser candidato


A democracia envolve um conjunto de princípios. O cidadão tem o direito de exercer a cidadania em sua plenitude. A cada dois anos somos obrigados a votar. Caso não cumpramos essa obrigação, podemos ser punidos severamente. Essa é a nossa democracia.

 Então é natural que possamos disputar um cargo eletivo. NÃO! Não podemos disputar cargo eletivo. Para isso temos que cumprir uma série de obrigações. Ingressar num partido político é a primeira. Depois é preciso o aval do partido. É possível que o partido não aceite a tua candidatura.

Não é difícil concluir que a nossa cidadania é capenga. Obrigação de votar nós temos. Direito de ser votado não temos. A nossa democracia não é representativa.

 Os caciques dos partidos são as pessoas que decidem o nosso destino. E o destino dos candidatos. Uma democracia plena inclui o direito de votar e de ser votado livremente e sem qualquer restrição. A maioria dos cidadãos brasileiros não tem direito de ser votado.

E jamais vai ter, porque não suporta os métodos utilizados pelos partidos políticos. A regra geral é privilegiar aqueles que têm dinheiro para gastar na campanha. Chegamos a um beco sem saída. A lei é draconiana e antidemocrática. Mas ainda assim eu quero ser candidato. Sei que se fizer um pedido judicial, vai ser indeferido. A única saída seria um movimento nacional, para que essas leis vetustas sejam revogadas.

E que se permita a todos os cidadãos brasileiros o direito de votar e de ser votado. Mas o povo brasileiro não tem essa capacidade de mobilização. Por isso vamos ficar a vida toda dependendo do mesmo grupo no poder. O poder não mudou de mãos.

Mudaram algumas caras, mas quem manda mesmo ainda é o poder econômico. E a cada dia tiram mais direitos dos trabalhadores. Como sistema eleitoral vigente, o trabalhador está sem representantes.
Os sindicatos são usados pelo poder, com representantes vinculados a partidos. Hoje a realidade é a seguinte: aumento de impostos, recessão, inflação alta, falta de saúde, segurança e educação. E tudo isso acontece porque não estamos representados.

A representação no Congresso Nacional é de corporações. Entre elas estão bancos, empresas, sindicatos pelegos. As igrejas também elegem seus representantes. O trabalhador não tem representação no Congresso. A conta de tudo isso nós estamos pagando. E vamos continuar pagando, até que haja alguma reação. Esperem até o fim da Olimpíada do Rio. O dinheiro já foi esbanjado na Copa. O roubo aconteceu.

 Agora vem mais uma rapinagem com os jogos olímpicos. Os governos gastam dinheiro a rodo. E não se importam com a conta, porque quem paga é a sociedade inteira. Então é o momento de dizer:            queremos participar do jogo político. O voto deve ser livre e espontâneo. O candidato deve conquistar votos e não comprá-los. A melhor bandeira é pelo fim da obrigatoriedade do voto. O comportamento dos políticos vai mudar. Democracia só se constrói com voto livre.

 Não há democracia sem direitos fundamentais preservados. E também não há democracia sem respeito aos eleitores. O princípio da liberdade de escolha deve prevalecer, sob pena de vivermos para sempre esse nosso arremedo de democracia. Voto obrigatório escraviza o eleitor e dá ao político o direito de manipulação.


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário