sábado, 6 de fevereiro de 2016

Acreditar no impossível!


E é tempo dos pequenos derrubarem gigantes

Eu e você sabemos que o impossível acontece em todos os instantes e cantos do mundo; está acontecendo agora e nos lugares mais inusitados. Quem nunca viu aquele super-time levar uma surra de um “timeco” de quinta categoria? Quem nunca viu um valentão ser sovado por um garoto quieto e de pouca conversa? E aquele cara boboca e “sem futuro” se tornar alguém bem-sucedido?
É que o impossível, acontece.
Não me diga que “não tem jeito”; que “não pode ser” ou; “nada vai mudar isso”. As coisas tem jeito, podem ser e, de fato, estão sendo e tudo, absolutamente tudo muda o tempo todo. Lembra a maravilhosa canção de Lulu Santos quando diz: “Tudo muda o tempo todo… No mundo…”
Então… É bem isso! É que…
…O impossível não existe!
Não diga que pessoas anônimas não podem mudar o mundo; que um pequeno gesto feito lá nos confins do planeta não podem alterar o ordenamento global; que uma rebeldia não pode transformar a geopolítica de toda uma região. As coisas acontecem todo o tempo porque tudo está ligado com tudo. Ou entendemos isso ou não entenderemos o mundo.
Aliás, você já ouviu falar em Mohamed Bouazizi? Não? Então… …Mohamed Bouazizi era um jovem tunisiano que decidiu atear fogo no próprio corpo como forma de protesto às corrupções da polícia e que ao final do dia, sempre lhe tomava dinheiro.
Depois disso? Depois disso veio a Primavera Árabe e alterou toda a conformação política destes países orientais e, é certo, do mundo. Mas, como assim? Um garoto ateia fogo no corpo e além do próprio corpo, incendeia toda aquela parte do mundo? Exatamente isso!
Bouazizi mesmo sem saber deu forma e vida para um espírito no seu tempo e que arde ainda hoje. Ativou um sentimento, um desejo de mundo e… O Oriente segue ardendo!
É que o impossível não existe.
Como acham que surgem as principais revoluções e transformações no mundo? Com pompa, palco e muita mídia? Claro que não… Normalmente, mudanças profundas nascem de grupos miúdos e pequenos que na compreensão do movimento do real, identificam contradições, possibilidades e atuam pelo surgimento do novo.
Foi assim na Revolução Russa de 1917; na grande Revolução chinesa de 1948 e; na pequena e rebelde Cuba de 1959.
Não duvidem… O impossível, não existe.
E é tempo dos pequenos derrubarem gigantes; é tempo de Davi derrotar os muitos Golias da política, da economia e da vida social para daí refazerem a esperança e assumirem os rumos da própria história.
Estejam certos… O impossível não existe.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário