quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Wikipédia - Segura ou não?



Imagine uma enciclopédia escrita de maneira colaborativa. Agora, coloque-a na internet e permita que mais pessoas editem e adicionem novos verbetes. Essa é a receita da Wikipédia, que completa 15 anos de existência em janeiro.
 Criado pelos americanos Jimmy Waler e Larry Sanger, o projeto é mantido pela Fundação Wikimedia. Ela é gratuita e, aos poucos, desbancou outras fontes de informação. Uma dúvida, porém, sempre pairou sobre ela: até que ponto pode ser considerada fiel à exatidão dos fatos?
A facilidade de encontrar definições utilizando motores de busca como Google e Bing potencializou a ferramenta. Ao mesmo tempo, surgiu esta dúvida, sobre a veracidade dos dados. Os responsáveis pelo site explicam que o material inserido na plataforma web não pode ser original. Ou seja, o Wikipédia funcionaria como uma consulta secundária.
Em entrevista publicada pela Agência Brasil, Jimmy Wales afirma que ela não deve ser usada como fonte primária de informação. Assim, quem ler um conceito e ficar com dúvidas deve ir no campo de links e referências logo abaixo do texto e comparar com a informação do verbete.
Criticado em relação à qualidade do material, a Wikipédia criou um mecanismo complexo que estimula os usuários a participarem da rede e a ajudarem no processo de edição. Para tanto, o voluntário deve cumprir algumas etapas antes de virar, por exemplo, um revisor.

O próprio verbete Wikipédia no site explica que, “por padrão, qualquer edição em um artigo se torna disponível imediatamente, antes de qualquer revisão. Isto significa que um artigo pode conter erros, contribuições equivocadas, defesa de algo, ou mesmo absurdos evidentes, até que outro editor corrija o problema”.
Mas as páginas propensas ao vandalismo de pessoas mal-intencionadas, que excluem termos ou inserem dados falsos, são protegidas para não perder edições de imediato. O sistema do Wikipédia utiliza o software livre de edição wiki, que permite tanto a colaboração quanto a gravação de histórico de alterações.
Assim, se alguém apagou algum conteúdo acidentalmente ou de propósito é possível saber quando, quem foi e o que foi apagado para um possível resgate.
A Wikipédia tem versões em mais de 270 idiomas. O inglês, primeiro idioma a ser implementado, é o que possui maior número de artigos escritos. O português ocupa o nono lugar em inserções de verbetes. Ao todo, a língua portuguesa contabiliza mais de 905 mil artigos, incluindo aqueles menores de 5 mil caracteres.

Comente este artigo

2 comentários:

  1. Eu consulto mas sempre vou a outras fontes que considero mais seguras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu consulto mas sempre vou a outras fontes que considero mais seguras.
    Abraços

    ResponderExcluir