terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Segurança é prioridade durante comemorações de fim de ano



Com as celebrações de fim de ano, condomínios residenciais e comerciais se agitam. É o caso dos shoppings que, independentemente do seu porte, recebem uma leva muito maior de visitantes durante as compras de Natal. Um exemplo são os estabelecimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que, já no final de novembro, registravam um aumento de 35% no fluxo de consumidores em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais (Aloshopping-MG).
E para que não ocorram incidentes e para garantir a segurança das pessoas, o controle de acesso passa a ser um instrumento essencial para todos os tipos de lojas, além de estabelecimentos de entretenimento e locais públicos.
No caso dos shoppings centers, o controle de acesso ocorre nos estacionamentos, com as cancelas e os totens, e também nas portas automáticas, que mantêm o local fechado, evitando desperdício de energia com o ar-condicionado. Estas portas também trabalham com sistemas de segurança antitravamento, em caso de uma evacuação.
 Por estes motivos, a garantia de equipamentos de última geração e com qualidade comprovada deve ser exigência tanto dos administradores quanto do público frequentador.
As viagens de dezembro e a chegada das férias escolares, por sua vez, também colaboram para maior insegurança nas residências, especialmente nas cidades que não contam com muitas atrações turísticas no fim de ano.
 As principais agências de turismo registram um aumento de 40% na procura por viagens em comparação com outros períodos do ano. A situação contribui para o turismo nacional, internacional e, infelizmente, para as ocasiões de roubo e furto.
Além de planejar as viagens, o morador deve também esquematizar ações preventivas para evitar que criminosos não percebam que a casa está vazia. As barreiras físicas passam a ser peças essenciais.
Também nessa época, a procura por pacotes de tecnologias que incluem desde cercas elétricas até complexos sistemas de videomonitoramento cresce exponencialmente.
Outro ponto relevante é a realização de testes em todo o seu sistema de segurança, isso pode ser feito por uma empresa especialista em segurança, garantindo o funcionamento total do sistema. A onda crescente de violência registrada nos bairros importantes dos grandes centros, como em São Paulo/SP, também tem colaborado para adoção de medidas como estas.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo alerta que para garantir a segurança nos condomínios, o acesso de desconhecidos deve ser precedido de identificação de todas as pessoas antes de sua efetiva entrada ou saída, e os moradores devem avisar aos porteiros quando estiverem esperando encomendas.
Com a intensificação no fluxo de visitantes, os condomínios precisam redobrar os cuidados com a segurança e ficar mais atentos com a entrada e a saída de pessoas desconhecidas na portaria.
Neste sentido, a adoção de câmeras e sistemas internos de segurança facilita o trabalho da portaria e contribui para maior tranquilidade dos moradores.
Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário