Como lidar com o uso das redes sociais em sua empresa? Bloquear Facebook é uma saída?
Um
problema comum entre as empresas brasileiras nos últimos anos é o uso de redes
sociais no ambiente de trabalho.
Não é por
menos, os acessos aumentam a cada dia, assim como o número de pessoas que tem
um smartphone, o que facilita ainda mais esse “vício”.
Segundo
uma análise de mercado divulgada pela comScore e Shareablee em 2014, o Brasil
bomba no uso das redes sociais com a média de 12 horas mensais de engajamento.
Entre os
continentes, a América Latina tem a maior média, 8,13 horas mensal por pessoa,
seguida pela Europa (7,41), América do Norte (6,38), África (4,96) e Ásia
Pacífico (2,49).
Na
verdade, estes números são bem discretos próximos aos dados da pesquisa mais
recente: “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”. Veja só!
Neste
ano, calcula-se que 45% dos brasileiros gastam nada menos do que 650 horas em
média por mês nas redes sociais. São 290 horas a mais do que navegando em
portais de notícia e 60% mais do que o resto do planeta. Do total de
usuários a internet no Brasil, 78% tem acesso a redes sociais e cada visita ao
canal dura em média 21,2 minutos.
Os
números são expressivos e crescentes e, é claro, o mercado de trabalho sofre o
impacto dessas mudanças. São mais de 120 milhões de usuários ativos no
Brasil e, principalmente, em ambientes corporativos é difícil encontrar alguém
que não possua um perfil em rede social.
Na
verdade, chega a ser estranho quando nos deparamos com pessoas fora dela, não é
mesmo?
Mas vamos
ao que interessa: o que fazer com todos esses números?
O mais
importante é refletir sobre a utilização das mídias, suas vantagens e
desvantagens, e criar alternativas para que isso não afete a produtividade e
qualidade de sua empresa. Bloquear Facebook vale a pena?
Vamos aos
pontos que devemos considerar:
Ansiedade
O
Facebook mexe bastante com as nossas emoções. Você já se sentiu um pouco mais
triste ou feliz após acessar a rede social?
Isso é
comum. Estamos em contato com diversas opiniões, notícias e informações que
afetam o nosso emocional.
Uma
pesquisa inglesa, do instituto Anxiety, mostrou que o uso de redes sociais,
como o Twitter e Facebook, aumenta a ansiedade e pode até provocar dificuldade
para relaxar e dormir.
Mesmo
assim, Nicky Lidbetter, que chefiou os trabalhos, ficou surpreso com o alto
número de entrevistados incapazes de ignorar as demandas de seus gadgets, tendo
como única saída para pausa desligar os aparelhos.
Realmente,
existe uma dependência ao uso das redes sociais em qualquer que seja o
dispositivo. Mas, a ansiedade que pode ser causada pelo seu uso excessivo
também pode decorrer da sua privação em usa-las.
Acontece
que o Facebook, por exemplo, instaura uma sensação de urgência, em que a
timeline está sendo atualizada a cada segundo e quem não está online vai
“ficando para trás” e perdendo os melhores momentos da rede.
Assim, no
trabalho, não é difícil perder o foco em suas atividades pensando no que está
acontecendo no Facebook e no momento em que poderá conferir as novidades.
Se você
está pensando que ficou ainda mais perdido depois dessas informações, fique
tranquilo. Este é mesmo um dilema, mas antes de qualquer coisa precisamos
manter em mente que, não há como negar, as redes sociais são, sim, inimigas da
produtividade e todos temos que ser capazes de admitir isso.
Elas têm
o seu lado bom como o de relacionar pessoas, se atualizar e até estimular e
desafiar habilidades. Mesmo assim, é preciso colocar na balança tudo o que ela
pode trazer de bom e ruim para dentro da organização.
Vida
pessoal X profissional
Com os
dispositivos móveis, é muito fácil que, mesmo após o expediente, um colaborador
continue recebendo demandas do trabalho ou mesmo conversando sobre ele com os
chefes e colegas.
Se ele
leva trabalho para casa, logo se vê no direito de levar seus interesses
pessoais para o trabalho.
Cada vez
mais, os âmbitos se misturam e, por isso, é tão importante se colocar no lugar
do outro e ver até que ponto o trabalho ocupa sua vida e influencia suas
necessidades próprias.
O próprio
Google é um exemplo de empresa que preza pelos projetos pessoais de seus
colaboradores, destinando 20% do expediente de cada um para os projetos que
desejarem.
Não é só
uma tendência, mas uma necessidade, se preocupar com a quantidade de tempo livre
que sua equipe tem para cuidar de seus objetivos próprios.
A
sensação de estar a par com a vida pessoal deixa o colaborador mais tranquilo
no trabalho, sabendo que não está abdicando de outras coisas igualmente
importantes para ele.
Vale a
pena discutir este ponto em equipe!
Fanpage
da Empresa
A sua
empresa também possui uma página no Facebook?
A
presença digital de uma empresa está bastante ligada à sua Fanpage. Para quem
pratica o marketing de conteúdo, é essencial abastecer essa mídia com
informações relevantes e interações ricas.
É
igualmente importante gerar buzz e ter pessoas comentando sobre sua página na
rede, logo este é um bom motivo para incentivar o uso consciente do Facebook no
trabalho.
Converse
com a equipe a respeito da importância de gerar bons links para a empresa,
curtir e comentar as publicações da página.
Este pode
ser um momento de descontração e envolvimento positivo para a empresa.
Uso
consciente, liberação consciente
Proibir
nunca foi a melhor forma de resolver um problema, certo? Por isso, o mais
importante aqui é instruir.
Os seus
colaboradores sabem como usar a rede de forma consciente? (Relembre o nosso
texto sobre Políticas de Segurança da Informação aqui).
Por via
das dúvidas, a melhor saída é orientar sobre a gestão de tempo no trabalho,
apresentando maneiras de otimizar as atividades e aproveitar alguns intervalos
de tempo livre para checar as redes sociais.
Nenhum
ser humano é capaz de se manter focado 100% do tempo em que está no trabalho.
Admitindo isso será mais fácil implementar regras que beneficiam ambos os
lados.
Uma boa
dica é estimar um tempo em que os colaboradores podem gastar em suas redes
sociais e liberar em horários pré-determinados, de acordo com a política da
empresa.
O bom
senso, discernimento e maturidade, nesse caso, farão toda a diferença para que
o Facebook não atrapalhe as questões corporativas.
Lembre-se
também que, mesmo sendo flexível, é altamente recomendável acompanhar
relatórios do dia a dia para entender como tem sido a navegação no ambiente
empresarial, e mesmo, realizar testes de produtividade.
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