terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A “menininha” que encantou a América Latina

Vida, carreira e polêmicas de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha

A atriz mexicana María Antonieta de las Nieves, ficou conhecida em toda América Latina pela brilhante interpretação que fez de La Chilindrina, ou Chiquinha, como é chamada no Brasil. Mas a carreira da atriz e também cantora e dubladora teve inicio em 1963 quando foi protagonista da telenovela mexicana Leona, ainda aos oito anos de idade. Interpretação esta que lhe rendeu seu primeiro prêmio de melhor atriz. O segundo viria dois anos mais tarde.
A partir de 1971, María Antonieta passou a integrar o elenco das produções de Roberto Goméz Bolaños, o Chaves, em seus seriados El Chavo del Ocho, Chesperito, Chaveco e El Chapulín Colorado. Além de Chiquinha, personagem que  marcou sua carreira e lhe rendeu fama internacional, a atriz interpretou Dona Neves, bisavó de Chiquinha n o seriado Chaves. O nome foi escolhido fazendo menção ao sobrenome de María Antonieta de las Nieves (Neves, em português). No seriado O Chapolim Colorado, María criou e deu vida ao personagem de A Bruxa Baratuxa.
Aquí está Chilindrina, série de 1994 com apenas 20 episódios que foram reprisados ao longo de cinco anos rendeu a atriz um processo judicial movido por Bolaños, uma vez que este afirmava que detinha os direitos autorais da personagem. Direitos estes que foram passados para María. Esta polêmica envolvendo Bolaños e María resultou em uma inimizade entre os dois, a atriz afirmou em visita ao Brasil no programa Domingo Legal de Celso Portiolli que tentou ao longo dos anos inúmeras tentativas de reaproximação com Roberto Bolaños, mas que nunca fora bem recebida.
Na televisão, María Antonieta atuou em mais de 30 papéis entre telenovelas e seriados. Sua mais recente atuação foi em Mira quien baila, em 2012. Destaque para Un Novio para dos hermanas de 1967, a série  entre 1969 e 1970, Aquí está Chilindrina e Chilindrina en apuros ambos de 1994 e a participação especial em Skimó (2007) de Nickelodeon. No cinema atuou em pelo menos 15 longas-metragens entre 1957 e 2013. Além de emprestar a voz para dublagem latina de vários filmes e comerciais de televisão.
Ainda sob a pele de La Chilindrina, María Antonieta lançou como cantora diversos discos em espanhol, entre os quais estão Rock and Roll con la Chilindrina,El “Chou” de la Chilindrina, Navidad con la Chilindrina. E fez participação especial no disco Pampa Pipiltzin – Algo para los niños e no single Peluchín/La Chilindrina.
Há um ano, o jornal Mexicano El Universal anunciou que María Antonieta lançará um livro intitulado El Otro Chavo (O Outro Chaves), e que trabalha na obra há pelo menos dois anos. O livro pretende abordar assuntos polêmicos envolvendo personagens de Chaves como a relação de Roberto Bolaños com o alcóol, assédio e maus tratros por parte dele à colegas de trabalho, o desentendimento entre as intérpretes de Chiquina e Dona Florinda, o namoro de Florinda Meza com o produtor do programa, Enrique Segoviano e o romance de Florinda com Bolaños que teve inicio quando ele ainda era casado com Graciela Fernández.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário