domingo, 29 de novembro de 2015

Fábrica de Software para o mercado

Projeto é desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da IMED



Com objetivo de desenvolver projetos de software para o mercado através de levantamento de demandas de empresas parceiras e externas, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da IMED realizaram a banca avaliativa da Fábrica de Software.

A iniciativa oferece aos estudantes uma vivência prática de análise e desenvolvimento de software dentro da graduação, desde a coleta de requisitos até a implementação da ferramenta na empresa cliente.

Nesta edição, a Fábrica de Software está distribuída em Projeto Integrado de Software e Desenvolvimento de Software. O primeiro grupo engloba os projetos “Sistema Georrefenciado para controle de chamados de manutenção em postes da PMPF”, dos alunos Alisson Durante, Gustavo dos Santos, Mateus Eduardo da Rosa de Almeida e Lucas Pereira; “Ferramenta Web/Mobile para controle de eventos da Secretaria de Educação”, do acadêmico Júlio Cesar Rodrigues; “Ferramenta Web/Mobile para controle de transporte escolar”, dos estudantes Aline Guaranhi, Conrad Bruno David Oswald, Felipe Jonas Pilatti e Júnior Zilli Campagnolo; e “Sistema para distribuição e armazenamento em Cloud de documentos de uma Associação”, produzido pelos alunos Daniel Foiatto dos Santos, Eduardo do Carmo, Guilherme Bernardi Bortolon e João Pedro da Costa Roso.

Já no segundo grupo os alunos desenvolveram os projetos “Aplicativo de administração das vendas realizadas pelos revendedores de empresa de cosméticos”, dos acadêmicos Fabiano Frizon Oliveira, Fernando Posser Pinheiro, Natanael Kusy e Verlan Fernandes Vieira; “Software para controle de vendas de produtos de limpeza automotiva através de um sistema de controle e gestão”, dos estudantes Anderson Ferreira Bueno, Eduardo Lago lima, Vinícius Belini Mezzomo e William Oliboni Marquesin; “Badawt Automação: Identificar o status e controlar equipamentos eletrônicos por meio de website”, dos alunos Alisson Saggiorato, Mateus Badalotti Petkovicz, Maurício José Bettinelli e Pedro Henrique Wanot Chikoski; e “Badawt Automação: Identificar o status e controlar equipamentos eletrônicos por meio de App Mobile”, do acadêmico Silvano Elias da Silva.

Com dicas sobre as proposições, a banca analisou a temática dos trabalhos e a projeção proposta pelos acadêmicos da disciplina de Projeto Integrado de Software e para os alunos de Desenvolvimento de Software, onde foi realizada uma análise da versão beta dos softwares, bem com dicas de construção de software e codificação de maneira profissional.

A banca foi composta pelos profissionais da área de desenvolvimento e gerenciamento de projetos de softwares, Fábio Magagnin - MV Sistemas, Jackson Pimentel - Sequor Softwares Industriais e Tiago de Ávila Mendes - OBA Softwares e Senac. 

Como funciona a Fábrica de Software?
A proposta inicial é desenvolver projetos de software para o mercado através de levantamento de demandas de empresas parceiras e externas. É estipulado o prazo total de desenvolvimento de projetos de 12 meses, sendo que no primeiro semestre, um grupo de estudantes recebe uma demanda do Professor Orientador e vai até a empresa cliente, buscando detalhar requisitos do software, negociar escopo e cronograma com o cliente real, tendo como entrega todo o projeto e modelagem do sistema.

Já no segundo semestre, o grupo desenvolve a ferramenta com apoio do Professor Orientador, desde banco de dados, design, programação e plano de implantação da ferramenta no cliente, sendo avaliado seu desempenho em termos de qualidade da ferramenta, com feedbacks do cliente, orientador e banca final de projeto.

Ao final, a empresa cliente recebe o código fonte e a autorização para continuar o desenvolvimento dentro da empresa, sem qualquer pagamento de licença ou honorários para a IMED ou para os estudantes, mas se for do seu interesse, pode construir uma parceria com o grupo de estudantes desenvolvedores e continuar o projeto como uma Startup.

A atividade é desenvolvida semestralmente, dentro do cronograma da Disciplina de Projeto e Desenvolvimento de Software.



Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Que bacana! Adoro tecnologia, ainda mais quando são feitas para, de fato, ajudar a sociedade.

    ResponderExcluir