sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Pátria Educadora


A bandeira da educação é o objetivo de qualquer governo.


Pelo menos durante a campanha política. Assim também acontece com a saúde e com a segurança pública. Sabendo que os governos não cumprem promessas de campanha, não sei porque ainda votamos.

As eleições de passam de um faz-de-conta. Acreditamos nas mentiras que os políticos contam e os elegemos. O pior acontece quando um projeto faz parte da propaganda oficial. É que vemos no logo PÁTRIA EDUCADORA, que aparece na publicidade do governo atual.

Todos sabem que a educação é o único caminho para melhorar a vida de um país. Comecemos pela criança educada, a quem os pais mostram o caminho do bem. É a fase das mais importantes, porquanto na primeira infância se molda o caráter de alguém.

Nesta fase é que se alfabetiza a criança e que se mostra a necessidade da escola. As escolas públicas brasileiras, de regra, são precárias. Então não se está priorizando a educação. A base da educação para toda uma vida está no ensino fundamental.

O ensino médio serve para um aperfeiçoamento. O gosto pela leitura começa por uma alfabetização de qualidade. A alfabetização incompleta ou defeituosa vai acompanhar o cidadão pelo resto de sua vida. As pessoas educadas e disciplinadas respeitam seus pais e professores.

Não jogam lixo nas ruas e aprendem hábitos básicos de higiene. Não faz muito tempo que as escolas eram mais bem cuidadas, assim como os alunos eram mais bem educados. Os próprios alunos eram estimulados a cuidar da escola, varrer o pátio, pintar paredes. Isso hoje é proibido.

Adolescentes são proibidos de trabalhar e só estudam quando querem. Essas gerações estão sendo mal educadas. E gerações que não tem uma educação de qualidade, acabam transmitindo para seus filhos. É um círculo vicioso que não acaba mais.

O governo ainda usa indevidamente o nome da Pátria. Pátria é sentimento de brasilidade, de orgulho de ser brasileiro. Eles confundem o que é País, Pátria e Governo.

O analfabetismo começa pelos lados de Brasília. O governo pode ser educador, se realmente priorizar a educação. E deve começar pelos professores. O significado de Pátria está deturpado pela propaganda oficial.

A Pátria não é e não pode ser educadora. Os governos podem investir em educação e não o fazem. TEMOS OS PIORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO DO MUNDO. ESTA É PÁTRIA EDUCADORA DO GOVERNO.
A transformação do País começa pela mudança de mentalidade, que foi absorvida nos últimos anos. Estamos vivendo uma época de arremedo de democracia. Os adolescentes fazem o que querem, não têm disciplina. É comum, especialmente na escola pública, o abandono no quinto ano do fundamental. A partir dos dez a doze anos os adolescentes não querem mais a escola. Chegam aos dezesseis proibidos de trabalhar. E não estudam. É uma equação lógica. São quatro anos de muita energia e sem nenhuma ocupação.
Nessa idade eles ficam extremamente vulneráveis. É bastante comum também a gravidez nesse período. A educação fica muito prejudicada. Portanto, não vivemos numa pátria educadora. A propaganda oficial é mentirosa. A evasão escolar é cada vez maior. Só não é maior por conta do programa Bolsa Família. Aliás, é bom que se diga que o governo está cortando fundo na educação e nos programas sociais. Se a educação já estava comprometida, imaginemos agora.
O Brasil, a cada dia que passa tem menos educação pública, menos saúde e menos segurança. Na contramão temos os governos aumentando impostos. Algo está errado nesta matemática. NÃO VIVEMOS NUMA PÁTRIA EDUCADORA. 

Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente com você William
    e para acrescentar , se me permite , ainda tem aquela mal fadada cartilha Gls que esse "desgoverno" inventou para apoiar o movimento Gls no Brasil . Talvez por interesses escusos ou sabe-se la porque .
    abs
    Kiko

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você William
    e para acrescentar , se me permite , ainda tem aquela mal fadada cartilha Gls que esse "desgoverno" inventou para apoiar o movimento Gls no Brasil . Talvez por interesses escusos ou sabe-se la porque .
    abs
    Kiko

    ResponderExcluir