quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sonhos de criança podem estar nos livros


A praça se enche de livros e o movimento aumenta enquanto as crianças buscam encantadas as histórias que podem fazer sonhar, rir e imaginar.
É verdade que existem bruxas? E os lugares encantados? E as fadas? E os lugares que podem nos fazer sentir medo? Os bons vão vencer os maus? Já conheceste um lugar assim como contam as histórias?
Bem, são muitas as perguntas que uma pequena criança nos seus quatro ou cinco anos pode fazer e questionar ansiosa e curiosa com as histórias que ouve contar! E quando um pequeno ser nos aborda e quer saber se já vimos o grilo falante ou se já nos deparamos com o lobo mau ou se conhecemos o castelo encantado ou se aquelas aventuras realmente aconteceram, ficamos extasiados e respondemos confiantes que sim, tudo que é contado um dia já aconteceu. Desmanchar os sonhos? Jamais!
Afinal, as histórias saíram sim de um mundo que já existiu, de crenças que já envolveram as pessoas, de lugares reais com campos, florestas, lenhadores, lobos, bruxas, mares, navios, piratas, castelos, reis e príncipes, princesas e magia. E todos os contos falam dos enredos de vida que algumas pessoas viveram, dos conflitos, das brigas, das lutas e guerras, dos que morrem e dos que se salvam porque existem heróis. Das famílias dos ricos, dos pobres, dos que passam fome, dos que fogem de casa, dos que mudam de lugar para viver melhor. E tal como na vida, as pessoas querem a felicidade, desejam amar e ser amadas, querem melhorar o mundo, proteger as pessoas do mal e salvar vidas para que haja mais paz.
Portanto, quando uma pequena criança pergunta se os bons vencem como não dizer: Sim, os bons vencem! Tu conheces os bons? Sim, conheço muitas pessoas boas! E os bandidos? Infelizmente se conhece ou se ouve falar deles.
Os livros e a praça trazem essa magia para todas as crianças e os pais podem se envolver nesta interação saudável que ensina a viver melhor, a encontrar saída para as incertezas do dia a dia e a entender que se perde, mas também se ganha, e que a magia está dentro de cada um que consegue ser mais criativo e sorrir.
Há um mês estive na Feira do Livro em Caxias do Sul com meu segundo livro de histórias infantis: Conta mais, vó. Pude ouvir muitas perguntas das crianças que queriam saber se existia o morro dos cavalos, o jacaré da lagoa que ficava encantado com a música da gaita de boca do velho caseiro da fazenda, se os sapos de barriga vermelha existiam, se a tartaruga centenária ainda vivia na lagoa, se as corujas e os vagalumes apareciam de noite, se as caturritas gritavam muito, se algum dia eu tinha visto as cobras, o gambá fedorento, as galinhas de asas cortadas, as borboletas azuis, o cordeirinho preto, o avestruz bisbilhoteiro, os porquinhos barulhentos, as formigas voadoras, o lobo branco, os bezerros gêmeos e, principalmente, se eu conhecia o lugar onde viviam aqueles animais dos contos narrados, se o quero-quero espantava as pessoas e, ainda, se o pato-mergulhão se escondia muito. E as pulgas picaram muito as crianças?
Agora, dia 12 de novembro, estarei aqui na praça com este livro simples, mas cheio de fantasias, com animais e crianças que interagem e brincam numa fazenda onde os sonhos têm seu lugar.
Espero as crianças, os pais e os avós para que o sonho continue!

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário