sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Recado: evitar a crise social


A fala do comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, que, em conferência no último dia 9, a dois mil oficiais da reserva, reconheceu estar o País vivendo “uma situação extremamente difícil, crítica, uma crise de natureza política, econômica, ética muito séria e com preocupação que, se ela prosseguir, poderá se transformar numa crise social com efeitos negativos sobre a estabilidade”, é a demonstração de que as Forças Armadas estão atentas, porém, recolhidas às suas funções constitucionais.
 Portanto, de nada adiantam os apelos populares ou de setores, pela intervenção.            
Por outro lado, pode significar que, embora equidistantes, os militares acompanham os fatos, na esperança de que a sociedade seja capaz de resolver, institucionalmente, os seus problemas, sem a necessidade daquilo que definiu como “atalhos”.
Pelo noticiário, denota-se um clima de inquietação, a ponto do presidente do conselho dos oficiais da reserva distribuir, após a palestra, nota cheia de simbolismo, onde afirma “Os tenentes estão de volta, prontos! Dê-nos a missão!”  
  A missão, pelo que se divulgou da palestra, é manter a calma e acompanhar os acontecimentos.
 Ao mesmo tempo em que busca tranqulizar os intervencionistas, pode ser um recado para que os responsáveis pela cena político-econômica brasileira não percam tempo. Adotem, sem demora, as providências que lhes são devidas para tirar o País da rota do caos.    
    Para o pai de família que perde o emprego, pouco importa se haverá ou não impeachment presidencial, se os vetos serão votados, se cassarão o presidente da Câmara ou qualquer outro acontecimento de ordem política.
Ele quer uma nova oportunidade de trabalho e sustento e tranquilidade para tocar sua vida. Para o empresariado não é muito diferente. Basta a estabilidade.
A classe política precisa se reciclar urgentemente, se quiser voltar a merecer o respeito da população. O Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e instituições, que, hoje, mantêm a estabilidade institucional, precisam agir o mais rápido possível para evitar a chegada à crise social prevista pelo comandante...    

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário