terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mulher que sonhava em ser cega tem produto de limpeza derramado em seus olhos por seu psicólogo


Cega, se diz feliz -uma análise psiquiátrica.
Desde adolescente que esta mulher, hoje casada e com filhos, queria ser cega. Tinha obsessão por isto, até que seu psicólogo realizou seu desejo. O caso pode ser visto em: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/5403-mulher-que-sonhava-em-ser-cega-tem-produto-de-limpeza-derramado-em-seus-olhos-por-seu-psicologo-hoje-cega-se-diz-feliz.

É muito comum, na prática psiquiátrica, pacientes que querem ter alguma modificação corporal, p.ex., anorexicos, ortorexicos, acromaníacos (querem se mutilar, cortar pernas, braços, reduzir a mandíbula), dismorfofóbicos (nariz menor, querem orelhas menos evertidas, pés menores, grandes lábios reduzidos, etc). São pessoas com algum tipo de obsessão, e esta obsessão geralmente tem uma base em uma ansiedade de natureza bipolar. Sem diagnóstico/tratamento psiquiátrico adequado, só restou  mesmo ao psicólogo, como se viu, “cumprir a vontade do paciente”.
Este tipo de situação é bem mais comum do que se imagina. Em minha prática psiquiátrica já vi pacientes que só gostavam de relacionar-se sexualmente com mulheres obesas mórbidas, outro só com mulheres amputadas, uma de minhas pacientes cortou, com gilete, os grandes lábios (achava que eram exagerados), outra de nossas pacientes resolveu desbastar a própria mandíbula com uma lixa mecânica (maquita), logo após ter feito uma “autocirurgia” sobre o queixo, retalhando-o em cruz, rebatendo as partes moles e aí atingindo o osso com a serra elétrica. Alguns chegam a emascular-se (castração) e outros a enuclear os globos oculares.
Uma outra paciente, com anorexia/bulimia nervosa, enfiava colheres e facas quentes no abdome, para atingir a camada gordurosa (tecido adiposo subcutâneo) e assim “queimar a obesidade”. Outra chegava a cortar os tecidos na crista ilíaca superior (quadril) para ver o osso, coisa que ela chamava “ver meu trofeuzinho” (tinha vontade ser magra como um esqueleto).
Tais obsessões devem ser combatidas vigorosamente, tanto com medicações quanto com psicoterapia, o paciente não pode ser “simplesmente satisfeito” em suas demandas, pois estas são insanas. Por trás destas obsessões geralmente há muita ansiedade, muita depressão, muita inquietação interior, o que faz com que o paciente não se sinta feliz com as coisas normais da vida, amar, trabalhar, servir, relacionar-se, divertir-se, e aí partem  em busca de “novas sensações”. Uma tentativa de minorar estas sensações ego-distônicas internas.
Como vimos acima, esta obsessão pode fixar-se sobre qualquer parte do corpo, gerando as “obsessões corporais”. A escolha da parte do corpo muitas vezes não é aleatória; por exemplo, a paciente do queixo mutilado, aí acima, de fato, tinha ligeiro prognatismo e ligeira protusão zigomática. 
O paciente que gostava de obesas mórbidas tinha tido, quando da primeira infância, uma babá obesa que o iniciou na vida sexual precoce. A paciente que queria ficar cega, por exemplo, pode ter tido uma experiência prazerosa  na infância, com alguma pessoa querida que fosse cega, uma pessoa que lhe deu conforto, uma pessoa cega que ela viu e que a fez sentir-se calma (“seria tão bom ser como esta pessoa, ela é tão calma, seus movimentos são lentos, ela vive numa paz interior, ela é cuidada por todos, admirada por todos, todos querem ajudá-la, são solícitos com ela, ela tem toda atenção que uma pessoa carente merece, ela é uma heroína de ser cega e de conseguir dar a volta por cima, é glamouroso ser deficiente, chamar a atenção, chamar a comiseração, chamar a admiração das pessoas”).
Pacientes que tenham alguma obsessão deste tipo e que, além disto, tenham algum tipo de carência intra-familiar, são mais propensos a buscarem este tipo de automutilação, uma vez que nem seu sistema psíquico interno nem o apoio externo são muito confortantes.
Em outros casos, a “sensação de ter controle total” é importante para o paciente obsessivo. Muitas anoréxicas  nos dizem, enquanto internadas em hospitais psiquiátricos quase à morte, que preferem morrer do que perderem o “controle sobre o próprio corpo”. A obsessão envolve um prazer pelo controle e este prazer pode ser maior do que o bem-estar corporal e até a vida.
Também,como foi dito acima, esta obsessão, na maioria dos casos, é acompanhada por depressão, e o paciente pode achar que vai sentir-se melhor enquanto tiver sua obsessão/controle satisfeita. Aí ele pensa: “Eu me sentirei muito melhor depois da mutilação”, ou algo do tipo “é melhor estar bem psiquiatricamente do que estar bem corporalmente”. “Não adianta ter um corpo perfeito e ser infeliz”, é outro tipo de pensamento.
Em muitos casos, estas cirurgias, ou controles, ou obsessões satisfeitas, têm duração efêmera: logo o sintoma da ansiedade/depressão/obsessão voltam e agora sobre nova base, uma nova “mania”. Por exemplo, a paciente que descrevi aí acima, que achava que tinha o queixo muito proeminente, e que o desbastou com uma lixa elétrica, após atingir seu desiderato, passou a achar que, agora, seu próximo alvo seria desbastar o arco zigomático (diz ela: “Ele é muito protuso”), e já estava “estudando anatomia e cirurgia” para fazer sua próxima intervenção na região.
Por serem doenças ligadas ao espectro do transtorno bipolar, muitas vezes, requerem em seu tratamento, além da psicoterapia por parte do seu psiquiatra, de medicações, ora normotímicas, ora serotoninérgicas (“anti obsessão”), ora “anti-drive” (naltrexona, topiramato, antiglutamatérgicas), etc.
Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário